Inglês na infância: construção de identidade e cidadania global

17/04/2024

Colégio UNITAU, Ensino Bilíngue

A língua é parte fundamental da identidade cultural de um povo, moldando a maneira como uma comunidade se vê e se relaciona com o mundo. Para as crianças, o aprendizado do inglês vai além de dominar uma nova gramática e vocabulário: é um processo que contribui para a construção da sua identidade como cidadãos globais.

Ao se familiarizar com o inglês, a criança se abre para um universo de possibilidades. Ela se conecta com outras culturas, expande seus horizontes e desenvolve uma visão mais ampla do mundo. Essa experiência contribui para a formação da identidade, fortalecendo a autoconfiança e autoestima.

“As línguas que falamos fazem parte da construção da nossa identidade, como indivíduos. Aprender inglês auxilia a criança nesse processo, porque a ajuda na definição de sua relação com a sociedade em que vive. Percebendo-se como participante do mundo globalizado, permeado pelo uso da língua inglesa, a criança desenvolve autoconfiança e, como consequência, também sua autoestima, porque se reconhece como cidadão global”, destaca o professor das aulas bilíngues do Colégio UNITAU, Benjamim Linhares Machado Marchi.

Estudar inglês proporciona à criança o aprendizado de um vocabulário e de uma gramática diferentes da sua língua materna. Esse contato com estruturas linguísticas inéditas estimula a memória, o desenvolvimento da atenção e a resolução de problemas, porque oferece aos alunos a oportunidade de se desafiar em um contexto novo para eles, que requer novas habilidades intelectuais, culturais e sociais.

Desde 2023 o Colégio UNITAU conta com aulas bilíngues para que os alunos consigam expandir o conhecimento de mundo por meio de contato com a língua inglesa.  Ao investir no aprendizado do inglês desde a infância, pais e educadores contribuem para a formação de cidadãos completos, preparados para os desafios do futuro e conscientes de seu papel no mundo.

ACOM/UNITAU