História

Criado em 1969, o Colégio Industrial tornou-se um marco na história da educação de Taubaté ao trazer novas oportunidades para os estudantes que desejavam ingressar no mercado de trabalho, formando técnicos de grande aceitação nas indústrias da região, além de abrir possibilidades para o ingresso na Faculdade de Engenharia.

O Colégio contava com 158 alunos matriculados nos cursos de Edificações, de Eletrotécnica e de Máquinas e Motores.

Uma nova mentalidade foi implantada no meio estudantil taubateano, representada pelo comprometimento de seus alunos e professores e pela abertura ao diálogo consciente e responsável, que se tornou uma característica da escola.

Uma década depois, em 1979, passaria a ter como patrono o Dr. Alfredo José Balbi, que difundiu o Ensino Secundário, antigo ginasial, na região e foi o idealizador dos cursos superiores que deram origem à Universidade de Taubaté - UNITAU -. Eram, então, 1.481 alunos no Ensino Fundamental e Profissional.

Em seu aniversário de 20 anos, a Escola passou a oferecer o Ensino Médio, além de habilitações técnicas em Eletrônica, em Mecânica, em Patologia Clínica e em Prótese Dentária.

Na década de 1990, foram criados mais dois cursos: em 1994, começava o técnico em Informática, que se tornou um referencial na cidade, e, em 1999, foi a vez do técnico em Mecânica.

Já em 2009, os cursos técnicos em Meio Ambiente e em Nutrição e Dietética iniciarem a formação de novos profissionais. Aberto às transformações contemporâneas, investiu na revitalização do Ensino Fundamental e na ampliação do Ensino Médio.

Em 2019, quando comemora os cinquenta anos de atuação, a Escola reforça o compromisso de oferecer uma educação de qualidade, por meio do conhecimento e da criação de oportunidades, sempre voltada para a adoção das novas tecnologias educacionais e a aplicação delas no cotidiano escolar com o objetico de formar de cidadãos críticos, atuantes e responsáveis, atentos às mudanças do mercado de trabalho.

O tempo não para e na Escola de Aplicação UNITAU a renovação e a tradição andam juntas. Alunos tornam-se professores, funcionários dedicam anos ao cuidado dos estudantes, docentes trilham carreiras brilhantes. Toda uma história vivida com paixão: paixão pelo ensino, pela cidadania, pelo conhecimento. E, assim, realiza-se um sonho: a construção de uma verdadeira sociedade.

Regimento da Escola de Aplicação UNITAU

Manual do Aluno para o ano de 2020