Colégio UNITAU proporciona aos estudantes experiência imersiva em planetário

25/03/2024

Ciências, Colégio UNITAU

Os alunos do Colégio UNITAU – Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi participaram, na última terça-feira (19), de uma prática imersiva nos conhecimentos da disciplina de Ciências e puderam aprender por meio da visita ao planetário. A partir da mostra de imagens de diversos corpos celestes, os estudantes puderam conhecer mais sobre o funcionamento e as características dos astros que habitam o Universo.

A experiência tridimensional proporcionou às crianças a simulação de uma viagem pelo Espaço. A partir de projeções em 360º na cúpula do planetário, a curiosidade e os sentidos dos alunos foram aguçados, contribuindo com a fixação dos conhecimentos absorvidos e propostos pelo plano de ensino a respeito da origem do Universo.

(Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

A professora da disciplina de Ciências, Profa. Esp. Michele Aparecida dos Santos Lara, apresenta a origem da iniciativa. “A partir da abordagem em sala de aula de teorias e dos componentes do Universo com os alunos, vi a possibilidade de um aprofundamento e fixação dos conteúdos, além, é claro, de proporcionar uma experiência pedagógica diferente, por meio de uma vivência prática”.

Diante disso, a equipe do Colégio UNITAU estabeleceu contato com o Projeto Urania, que, por meio de um planetário móvel, atende as demandas de instituições de ensino em todo o país. Uma vez efetivada a parceria, a docente preparou uma série de oficinas preparatórias com os estudantes, a fim de que, com as informações absorvidas, pudessem ter um proveito ainda maior do planetário. Essas atividades abordaram temáticas como a organização do Sistema Solar e dimensões dos planetas, com linguagens adaptadas de acordo com as faixas etárias dos discentes.

(Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I e II, Profa. Walquiria Monteiro Faria Júlio, compartilha os resultados da aplicação. “Foi uma experiência única e enriquecedora para os alunos, pois permitiu que eles mergulhassem no universo da astronomia de forma prática e imersiva. Ao observarem as projeções celestes, as fases da lua, os movimentos dos planetas e outras maravilhas do cosmos, os estudantes tiveram oportunidade de: consolidar o aprendizado teórico em sala de aula, tornando-o mais significativo e estimulante. Além de absorverem os conteúdos de uma forma lúdica e memorável, fato alcançado por meio do despertar da curiosidade deles”.

Ana Patrícia Marinho