Colégio UNITAU organiza Festival de mini-handebol

handebol, Esporte

Após receber o selo de polo oficial de mini-handebol da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) no final de 2023, o Colégio UNITAU - Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi, promove o 1° Festival de Mini-handebol. O evento acontece no dia 26 de março, a partir das 8h, durante o horário de aula dos alunos.

Além de integrar e promover o desenvolvimento geral dos alunos, a ideia do festival faz parte de uma proposta da Confederação Brasileira de Handebol para que todos os polos de mini-handebol espalhados pelo Brasil organizem festivais de maneira interna. Assim, atendendo ao calendário da Confederação, o Colégio UNITAU propõe o 1° Mini Festival de Handebol para os estudantes do Ensino Fundamental I, 1° ao 5° ano.

Apesar de os jogos acontecerem apenas entre as turmas do Ensino Fundamental I, todo o colégio será mobilizado em prol da competição. Alunos do ensino médio ajudam na realização do evento, participando como árbitros e mesários, além dos professores, estagiários e demais funcionários da escola, que contribuem com a organização dos times.

Para o Prof. Ms. Cristiano Marcelo Moura, um dos organizadores do programa de Handebol no Colégio, a prática do esporte agrega ao desenvolvimento dos alunos. “Nós entendemos que a prática esportiva, de forma mais organizada e sistematizada, agrega valor ao desenvolvimento da criança, que tem a chance de participar dos treinamentos e de praticar o jogo em si, com regras adaptadas ao seu desenvolvimento. A criança aprende a lidar com a competitividade, controle emocional, cooperação, trabalho em equipe, e isso contribui não só ao desenvolvimento educacional, mas também ao desenvolvimento esportivo”.

Ainda de acordo com o professor, o estímulo às práticas esportivas de forma mais saudáveis, organizadas e lúdica, envolve as crianças e gera mais motivação nas aulas e também nos treinamentos.

“O nosso festival ajuda a promover um sentimento de pertencimento na criança, pertencimento a uma atividade esportiva saudável, lúdica e principalmente motivadora a todos os alunos”, completa o Prof. Cristiano sobre os benefícios do programa na escola.

Letícia Botan

ACOM/UNITAU