Colégio UNITAU é reconhecido como polo oficial de mini-handebol pela Confederação Brasileira

20/12/2023

Colégio UNITAU, Esporte, Ensino Fundamental

O Colégio UNITAU - Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi, por conta das práticas de iniciação ao handebol desenvolvidas, recebeu, na última semana, o selo de polo oficial de mini-handebol da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), caracterizando-se como a única instituição de ensino escolar do Vale do Paraíba com tal reconhecimento.

O Prof. Me. Cristiano Marcelo Moura, docente de Educação Física do Colégio UNITAU, relata a importância da conquista do reconhecimento da Instituição pela CBHb. “Esse título promoveu, principalmente, a consolidação da identidade esportiva no Colégio. A partir de agora, como polo oficial, os alunos serão apresentados a diversas possibilidades que o esporte pode proporcionar, a partir de entidades nacionais e oficiais, como treinamentos, palestras e competições”.

(Foto: Colégio UNITAU)

O mini-handebol é uma adaptação mais lúdica e mais acessível da modalidade para crianças de 5 a 10 anos de idade, fase em que há um grande acúmulo de energia que precisa ser canalizada, tornando a prática esportiva essencial, não só para o gasto energético, mas também, para o desenvolvimento físico, motor, cognitivo, socioafetivo e educacional. A modalidade foi apresentada aos alunos, desde o ano passado, por meio das aulas de Educação Física previstas na grade curricular do Ensino Fundamental I e II.

A diretora do Colégio UNITAU, Profa. Esp. Andréia Maria de Andrade Santos, compartilha a relevância dessa conquista. “É uma grande honra para o Colégio ter o reconhecimento das entidades oficiais do handebol. Saber que elas acreditam no nosso potencial é uma afirmação de que a equipe da Instituição está no caminho certo”.

Os mais de 130 praticantes apresentaram grande interesse e rápido desenvolvimento nos exercícios, estimulando a promoção de competições e festivais, além do aumento da quantidade de treinos. Como consequência, eles vêm se destacando no cenário regional, apresentando excelentes resultados nas aulas e nos eventos esportivos que participam.

(Foto: Colégio UNITAU)

O professor detalha o processo da inserção do mini-handebol na Instituição. “Os alunos receberam o esporte de uma forma muito positiva! Rapidamente, eles se identificaram e se envolveram com a modalidade. Inclusive, a prática desportiva tem favorecido a criação de vínculos entre alunos, pais, professores e funcionários pois, com o recém e intenso envolvimento das crianças com o esporte, eles foram convidados a mudarem suas percepções sobre os estudantes. Além disso, a modalidade contribuiu, também, com o aumento do desempenho das crianças em sala de aula, o que é um reflexo da disciplina, da organização e da responsabilidade exigidas pelo próprio handebol. Assim como o respeito ao técnico, aos colegas de time e o respeito aos horários”.

O docente destaca ainda os próximos passos da iniciativa, como a meta de 200 atletas no Colégio até o final de 2024 a fim de confirmar a Instituição como referência no mini-handebol no Vale do Paraíba. Além do estabelecimento de novas parcerias com o projeto de iniciação ao esporte, inclusive com ex-alunos participantes da iniciativa e que seguiram a carreira desportiva.

Colégio UNITAU em 2024

O Colégio UNITAU - Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi objetiva a formação de cidadãos responsáveis, participativos e críticos para atuarem em uma sociedade democrática.

As matrículas para o ingresso na Instituição estão abertas. Elas podem ser efetivadas tanto de maneira on-line quanto presencialmente. Para mais informações sobre o Colégio, acesse este link.

Ana Patrícia Marinho e Isabella Bilard