30ª Feira de Ciências do Colégio UNITAU promove conhecimento e estimula pesquisa científica

17/10/2023

CICTED, Feira de Ciências, Colégio UNITAU

A Feira de Ciências do Colégio UNITAU, Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi, acontece durante os dias 19 e 20 de outubro, com a sua programação integrada ao 12º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cicted). A 30° edição do evento, aberto ao público, acontece das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Colégio.

Durante a Feira de Ciências, os alunos do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio apresentarão as atividades e projetos trabalhados durante o ano. Além deles, os estudantes do Ensino Técnico, dos cursos de Análises Clínicas, Informática, Mecatrônica e Eletrônica também vão expor seus projetos. A atividade é um ambiente para a troca de conhecimento entre os alunos e a comunidade, além de ser um espaço para divulgar os projetos e as vivências dentro da escola. Também participarão estudantes de outras unidades de ensino de Taubaté e região.

Para diretora do Colégio, a Profa. Esp. Andréia Maria de Andrade Santos a feira é um momento muito especial para os estudantes, onde eles aplicam os conceitos aprendidos em sala de aula. “É um lugar onde os alunos e professores apresentam os projetos desenvolvidos, estimulando o interesse pela ciência, promovendo a pesquisa, o trabalho em equipe, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades científicas.”

A atividade busca estimular a paixão pela pesquisa científica. (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

A aluna Gabriela Rocha dos Santos, de 17 anos, está cursando o último ano do Técnico em Mecatrônica, integrado ao Ensino Médio. Para a feira desse ano, a estudante conta que o projeto apresentado será um carrinho controlado por um rádio controle. “O rádio controle transmite a informação para um controle remoto de videogame e para conseguirmos mover o carrinho” explica.

Gabriela complementa dizendo sobre a importância do evento para a sua vida profissional. “A feira e os projetos possibilitam conhecer e entender mais sobre algumas áreas. (...) Além disso nos permite conhecer novas informações e podemos [aprender a] nos aprofundar no assunto.”

Um dos atrativos da feira serão os testes e as orientações promovidos pelo curso técnico de Análises Clínicas. O curso tem duração de três anos, no primeiro ano os alunos têm a disciplina de Anatomia em sua grade curricular. Com base nisto, eles farão orientações sobre doação de órgãos, de medula e de sangue. Os estudantes também farão testes de tipagem sanguínea e glicemia, aferição de pressão arterial, além de oferecer informações sobre a coleta ideal de exames laboratoriais.

A 30ª edição da Feira de Ciências acontece no Colégio UNITAU, localizado na Rua dos Operários, 153 – Centro, Taubaté.

Letícia Botan
ACOM/UNITAU