Alunos do Colégio UNITAU realizam plantio de árvore

14/06/2023

Ensino Fundamental, Institucional, CICTED

Na última semana, os alunos do 1° ao 5° ano Colégio Dr. Alfredo José Balbi participaram de uma atividade sustentável, mediada pelo Prof. Dr. Paulo Fortes Neto, coordenador do curso de Agronomia da Universidade de Taubaté (UNITAU). Eles fizeram o plantio de árvore em referência ao impacto ambiental gerado no último Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, além de receberem o lançamento do Protocolo de emissão de carbono.

O docente explica a importância dessa atividade. “O planeta Terra, hoje, sofre com o aquecimento global, então, se todas as atividades que forem realizadas pelas instituições levarem isso em consideração, certamente vamos melhorar o futuro do mundo.”

Ele também detalha como a Universidade está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. “Com esta ação, estaremos inserindo na Universidade este conceito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, até porque nós, como uma instituição de ensino, não podemos ficar longe dessa temática. Estamos fazendo este trabalho para a UNITAU, também com o intuito de levantar informações de como implantar isso em uma instituição de ensino.”

A diretora do Colégio UNITAU, Prof. Esp. Andreia Maria de Andrade Santos, fala sobre como eventos como esse auxiliam no aprendizado e no desenvolvimento dos alunos. “Os alunos já trabalham com estes conteúdos em sala de aula, só que uma atividade prática como esta acaba se fixando melhor porque eles veem isso na teoria e, quando eles vêm para a prática, eles entendem melhor. Hoje, por exemplo, é um ato simbólico de tudo que foi gasto no CICTED, que ocorreu em parte no colégio e contou com a participação das crianças, agora eles podem ver na prática o que fazer para colaborar com o meio ambiente.”

A diretora também disse como é para os alunos esse contato com o CICTED ainda no período escolar. “É muito importante desde as primeiras séries que trabalhemos isso com os alunos, pois, assim, eles já terão uma iniciação científica, estarão entrando no ambiente de pesquisa, saberão quando há algum questionamento, alguma pergunta, irão atrás de fontes, pesquisarão, farão trabalhos. Isso é muito importante: iniciar desde cedo, pois, dessa forma, estarão mais preparados para o ensino médio e para a graduação.”

A aluna do 5°ano Isabelle Silva comenta sobre sua experiência na atividade e os hábitos que mantém para ajudar o meio ambiente. “Achei bem legal que o professor tenha plantado a árvore, em casa economizamos água, fechamos a torneira enquanto escovamos os dentes, no geral buscamos economizar água.”

Elifas Magalhães

ACOM UNITAU