Escola de Aplicação finaliza Semana dos Cursos Técnicos

25/08/2017

Profissionais da área ministraram palestras aos alunos

Os estudantes da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi participaram, entre os dias 21 e 25 de Agosto, da Semana dos Cursos Técnicos de 2017. Diversos profissionais das áreas compareceram à Escola para ensinar e conversar com os alunos, por meio de palestras, vídeos e apresentações.

Na segunda-feira, as palestras foram destinadas ao Curso de Mecatrônica. A primeira, que teve início às 13h45, abordou o empreendedorismo e contou com a presença do Prof. Francisco Antônio Maciel Novaes. Logo após, o Prof. Rogério Cardoso falou sobre a Automação Industrial com Arduíno, uma plataforma de prototipagem eletrônica.

Já na terça-feira, foi a vez do Curso de Análises Clínicas e Nutrição participar do evento. A nutricionista Thalita Naresi Gonçalves conversou com os alunos sobre os aspectos nutricionais na infância e na adolescência, mostrando exemplos de lanches saudáveis para levar na escola. A outra palestra foi ministrada pela Flaviane Brito, supervisora e responsável técnica do laboratório Sabin de Taubaté. “Eu procurei abordar a biomedicina para os alunos e mostrar as áreas que eles podem seguir na carreira, a partir do curso que fazem”, explicou a biomédica.

Para Pedro Augusto de Andrade, aluno do Curso de Análises Clínicas, as palestras foram muito positivas. “Eu achei muito legal, fiquei impressionado com o quanto de coisa que podemos fazer na profissão e acho que ter participado foi muito importante, porque é bagagem e experiência que levo”, disse o estudante do 3° ano do Ensino Médio.

[gallery:92]

O mercado de trabalho e a profissão foram os temas da palestra de quarta-feira. A Profa. Esp. Andréia Gomes Guimarães Aragão abordou o assunto para os estudantes de todos os cursos técnicos. “É fundamental o aluno estar sempre atento ao momento do mercado de trabalho e poder fazer a melhor escolha profissional. Quando a gente é jovem, precisa buscar cada vez mais conhecimento e ter interesse em outros cursos”, ressalta a docente.

Na quinta-feira, o Prof. Esp. Reuel Adimar Lopes deu uma palestra sobre Aplicação Móvel e Jogos – dicas e tendências, para o Curso de Informática. “A intenção foi trazer todo o universo mobile e de jogos, é uma área que sempre tem inovações e é essencial para os alunos conhecerem”, pontua o educador.

Para finalizar, na sexta-feira, aconteceram duas palestras para o Curso de Informática. A primeira, ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Fernando de Almeida, foi sobre Tecnologia da Informação (T.I.) – seus avanços e oportunidades, tratando da internet, das tendências da área e do mercado de trabalho. Já na segunda parte, os palestrantes Pedro Henrique Osório e Henrique Barros encerraram a semana com o tema Lidere o Futuro.

O aluno Valter Guilherme Reis de Oliveira Santos, do Curso de Informática, conta que aproveitou muito a semana especial. “As palestras me apresentaram muitas coisas que eu não sabia, novidades que são muito importantes de conhecer e gostei bastante de toda a semana, tudo me motivou muito”, afirma o estudante, que está no 1º ano do Ensino Médio. A Coordenadora Pedagógica da Educação Profissional, Thais Liane Rosa, diz que o evento pôde agregar muito aos estudantes. “Fiquei muito feliz de saber que os alunos aproveitaram a semana e puderam saber de coisas que estão em pauta no mercado de trabalho”, destaca a professora.

Leonardo Nicolini

Escola de Aplicação / UNITAU