Alunos do Colégio UNITAU realizam atividade de conscientização no centro de Taubaté

06/11/2023

Análises Clínicas, Colégio UNITAU, Ensino Técnico

Na última quarta-feira (01), os alunos do segundo e terceiro ano do curso técnico de Análises Clínicas do Colégio UNITAU realizaram uma ação de panfletagem na Praça Dom Epaminondas, no centro da cidade de Taubaté. A atividade foi feita para conscientizar a população sobre a importância de doar sangue, com o objetivo de divulgar e de incentivar outras pessoas a irem ao hemocentro da cidade.

“A ação aconteceu para que as pessoas que estivessem na praça pudessem se sentir motivadas a irem até o hemocentro para realizar doação de sangue. Aqueles que não puderam ir, que possam convidar outras pessoas”, ressalta a professora da disciplina de Hematologia do curso técnico, Marcelle dos Santos Oliveira Costa.

A ação de panfletagem buscou conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue (Foto: Colégio UNITAU)

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 1,4% da população brasileira doa sangue, o que caracteriza 14 pessoas a cada mil habitantes. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. Com a ação voluntária, é possível, também, garantir o abastecimento seguro para transporte de transfusões e auxiliar diversos pacientes que dependem da doação de sangue, assim como pacientes em tratamento de câncer, vítimas de traumas e pessoas submetidas a transplantes de órgãos.

Durante a Feira de Ciências do Colégio UNITAU, os alunos do terceiro ano do curso técnico de Análises clínicas, em parceria com o Hemocentro de Taubaté, realizaram uma exposição de trabalhos sobre a importância dessa ação, com materiais disponibilizados pelo Hemocentro. A partir dessa apresentação, os alunos, juntamente com os alunos do segundo ano, criaram essa campanha de conscientização.

Doação de Sangue

No dia 30 de novembro, os alunos de Análises Clínicas do Colégio UNITAU farão um ato coletivo de doação de sangue, no Hemocentro de Taubaté, como meio de encerrar a campanha de conscientização.

“Nós temos, em Taubaté, períodos em que a doação de sangue acontece com frequência e existem períodos em que há certa escassez, tornando-se, assim, um recurso que é utilizado por todos. O nosso banco de sangue, atende muitas cidades do Vale. Com isso, pensamos que seria legal fazer um mutirão para doação”, conclui a Profa. Marcelle Costa.

Curso Técnico de Análises Clínicas

O curso técnico de Análises Clínicas do Colégio UNITAU está com matrículas abertas para 2024. O profissional da área trabalha diretamente com exames laboratoriais e participa do processo, desde a coleta de material até o diagnóstico laboratorial. O profissional pode trabalhar em hospitais, em postos de saúde, em institutos de pesquisas bioquímicas e em laboratórios.  Saiba mais aqui.

Isabella Bilard

ACOM/UNITAU