Com foco na prática esportiva, Colégio UNITAU promove Jogos Interclasses

10/10/2023

Bem-estar, Esporte, Colégio UNITAU

Na última segunda-feira (2), aconteceu a abertura dos Jogos Interclasses, na quadra poliesportiva do Colégio UNITAU. O evento ocorre anualmente e envolve todas as turmas do colégio. As turmas disputam partidas de cinco modalidades esportivas até o dia 30 de outubro.

A organização do evento nasceu da iniciativa da Coordenação Pedagógica junto com os professores de Educação Física e de alunos que participaram do congresso técnico e na estrutura do evento em si. Esse congresso é uma reunião entre os alunos representantes de modalidades esportivas e os professores de Educação Física e acontece sempre no início das competições.

Os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I participam, exclusivamente, do Festival de mini-handebol, que conta com premiação para os participantes, enquanto o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio terão as cinco modalidades: handebol, basquetebol, voleibol, futsal e dodgeball. Para esses alunos, haverá pódio com as três melhores equipes.

A modalidade dodgeball é classificada como um esporte não convencional, ou seja, é uma modalidade pouco praticada no Brasil. Trata-se de um jogo de queimada jogado com 6 bolas. Muito comum nos Estados Unidos.

Um dos organizadores dos Jogos e docente de Educação Física, Prof. Me. Cristiano Marcelo Moura, explica a importância da realização das atividades. “Além de ter um caráter educacional, o evento promove a questão da saúde e a qualidade de vida dos nossos atletas.”

O aluno do 3°ano do Ensino Médio e atleta de handebol Rafael Silva, que se preparou junto a sua equipe semanalmente, está com expectativas positivas para esta edição dos Jogos. “Estou muito animado, não só eu, mas também a escola toda, porque os jogos interclasses são muito importantes para nós. E a gente percebe que o Colégio vem buscando cada vez mais promover o esporte.”

Os jogos contam também com torcida animada e organizada pelos próprios alunos que podem acompanhar os seus colegas durante as partidas. Como a aluna do 2°ano do Ensino Médio, Isabela dos Santos. “Eu acho muito legal, porque as salas ficam muito animadas e levam muito a sério. É uma experiência muito boa em que vamos colher boas memórias”, finaliza.

Os jogos começaram no dia 2/10 e vão até o dia 30/10, todos na quadra do Colégio UNITAU, e são assistidos por toda a comunidade escolar, ou seja, por funcionários e alunos.

Colégio homenageia alunos participantes dos Jogos de Inverno

O Colégio homenageou, no último mês, os alunos participantes nos Jogos de Inverno. Ao todo, a Instituição participou de 6 modalidades e subiu ao pódio em três oportunidades no evento esportivo, conquistou o primeiro lugar no basquete masculino, segundo lugar no handebol masculino e terceiro lugar no vôlei de praia feminino.

O Prof. Cristiano comenta o método de treinamento dos alunos para a competição. “A preparação se iniciou na Educação Física e nas turmas de treinamento e, depois, criamos uma turma de treinamento especial para algumas modalidades dentro do colégio com o apoio da coordenação e da direção pedagógica”, finaliza.

Elifas Magalhães

ACOM UNITAU