Estagiários do Pibid encerram projeto com alunos da Escola

23/06/2017

A ação contou com atividades e brincadeiras

Os alunos do Ensino Fundamental I da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi participaram durante os meses de Maio e Junho, de uma atividade chamada “Intervalo dirigido”. A ação, que foi encerrada nesta sexta-feira, 23, é orientada pelos alunos do curso de Educação Física da Universidade de Taubaté (UNITAU) e estagiários do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

O projeto foi realizado duas vezes por semana, e teve como objetivo integrar os alunos do 1º ao 5º ano durante os intervalos, com atividades e brincadeiras descontraídas. “Nós percebemos que os alunos estavam um pouco dispersos nos intervalos de aula, então buscamos essa alternativa para trabalhar essa questão com eles e o resultado deu muito certo”, afirma a Prof.ª Virginia Mara Souza dos Santos Smegal, docente da Escola há 14 anos e supervisora dos estagiários de Educação Física do Pibid.

A atividade realizada na quinta-feira, 22, consistiu em um jogo de perguntas feitas pelos estagiários, no qual os alunos divididos em equipes disputavam uma corrida e quem finalizasse o trajeto primeiro, poderia responder a questão. Para o Matheus Abner de Carvalho, aluno do 4º ano, essa foi uma das atividades mais legais. “Eu achei muito divertido, é importante porque a gente se exercita e consegue fazer novos amigos”, destaca o estudante.

[gallery:86]

Nesta sexta-feira, 23, os alunos do Ensino Fundamental I do período da manhã participaram de diversos jogos e receberam medalhas como forma de premiação. A aluna do 4° ano, Stephany Beatriz Reis destaca o que leva de aprendizado das atividades. “Estou muito feliz porque aprendi que é muito bom trabalhar em equipe e que é muito mais importante participar do que vencer”, finaliza.

Além de ser positivo para os alunos, o trabalho também tem grande importância para os estagiários do Programa da UNITAU, que podem vivenciar a prática da profissão em uma escola. “Claro que estudar a teoria também é necessário, mas acho que é essencial ter essa parte prática que temos aqui, tendo contato com alunos e com a Escola, que é onde eu pretendo trabalhar quando formado”, ressalta Fernando Rodrigues de Paula, estudante do 3º semestre de Educação Físico e estagiário do Pibid.

Leonardo Nicolini / Maria Eduarda Chagas

Fotos: Nádia Lemos / Guilherme Morgado