Escola de Aplicação encerra Semana do Monteiro Lobato

20/04/2017

Ensino Fundamental

Os alunos participaram de diversas atividades

A Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi proporcionou uma semana diferente aos estudantes do Ensino Fundamental I. Os alunos, do 1° ao 5° ano, puderam conhecer mais a vida e a carreira de Monteiro Lobato, escritor taubateano que completaria 135 anos no dia 18 de Abril de 2017. Para comemorar a data especial, foram realizadas atividades em todos os dias da semana no período da manhã e da tarde.

A Semana do Monteiro Lobato foi organizada pelos professores do Ensino Fundamental I. A coordenadora Andréia Maria de Andrade Santos explica que o objetivo da realização da ação foi apresentar o autor aos alunos, já que ele foi um dos principais escritores brasileiros da literatura infantil. “Nós aproveitamos a data para os alunos aprenderem mais sobre o escritor, incentivando a leitura”, diz a docente.

No dia 18, os alunos visitaram o Parque Municipal do Vale do Itaim, onde puderam assistir a um teatro do Sítio do Pica-Pau Amarelo, participar de uma oficina de arte e realizar uma trilha ecológica, em que aprenderam sobre diversos tipos de árvores. O passeio contou com a presença da Emília e do Jeca Tatu, personagens criados pelo escritor.

[gallery:72]

Já no dia seguinte, a bibliotecária da Escola, Cristina Brito de Souza, apresentou aos estudantes livros escritos por Monteiro Lobato, além da biografia do autor, em forma de vídeo. Ela comenta que as crianças se interessaram muito pelas obras. “Logo depois da apresentação, alguns já vieram procurar livros do Lobato”, conta. A atividade foi chamada de Cantinho Bibliotecário.

Para encerrar a semana comemorativa, no dia 20, os professores do Fundamental I contaram histórias aos estudantes. Jaqueline Adriana Lessa, docente do 2° ano, leu “A História de Emília”, que os próprios alunos escolheram, e afirma que o retorno do “Compartilhando Histórias” foi muito positivo. “Acho que eles aproveitaram bastante, amam sempre que têm atividades diferentes como essas que complementam as aulas”, ressalta.

Leonardo Bueno Teixeira, que está no 4° ano no período da tarde, diz que gostou muito das comemorações. “Eu achei bem legal, pra mim é muito interessante conhecer as pessoas importantes da nossa região”, finaliza.

Leonardo Nicolini

ESCOLA DE APLICAÇÃO/UNITAU