Estudantes participam de atividade sobre a história da aviação

16/05/2017

O trabalho faz parte de projeto de professor da Universidade de Taubaté

Os alunos do 3° e do 4° ano do Ensino Fundamental I da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi realizaram, nesta terça-feira, 16, a primeira parte de um projeto do Prof. Me. Pedro Marcelo Alves Ferreira Pinto, do curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Nesta etapa, os estudantes elaboraram uma maquete do avião 14 Bis, após assistirem duas aulas teóricas sobre a história e o desenvolvimento do avião com a tecnologia. O projeto, chamado “Aprendendo com a Aviação”, se estenderá até o mês de Agosto, e tem como objetivo fazer com que os alunos, divididos em grupos, desenvolvam 4 trabalhos diferenciados para serem apresentados no próximo Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) da UNITAU, na categoria Encontro de Iniciação Científica (ENIC) Kids. Os 4 trabalhos desenvolvidos serão: As invenções de Santos Dumont; Os controles do avião; As características gerais de um avião; e O princípio de um avião.

[gallery:77]

Pedro Marcelo, professor responsável pelo trabalho, afirma que o principal objetivo da realização da atividade é desenvolver o interesse dos alunos pela tecnologia. “O intuito é motivar os jovens alunos, eles são nosso futuro, então temos que desenvolver essa vontade deles de pesquisar, de correr atrás, e sempre pensando no bem da humanidade, que é o que a aviação faz”, explica o docente e coordenador do curso de Engenharia Aeronáutica.

Para a Professora Natalie Aparecida Donizete dos Santos, que leciona no 3° ano, os alunos aproveitaram ao máximo o trabalho. “Eles gostaram muito, ficaram felizes só de saber que vão poder levar para casa uma coisa produzida por eles”, conta a docente, se referindo à maquete feita pelos estudantes.

A atividade, que acontece nas terças-feiras, envolve diversas disciplinas estudas pelos alunos ao decorrer do ano letivo.

Leonardo Nicolini

Foto: Caroline Alves/ Escola de Aplicação