Teatro apresenta literatura de Monteiro Lobato

28/04/2017

Ensino Fundamental

Alunos do Ensino Fundamental I participaram da atividade

Os alunos do 5º ano do período da manhã da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi realizaram apresentações de teatro com base nos clássicos de Monteiro Lobato. A atividade, chamada “Compartilhando Histórias”, teve início na sexta-feira, 28 de Abril, e continuou nesta quinta-feira, 4 de Maio.

O objetivo principal do trabalho foi fazer com que os estudantes adquirissem o hábito de ler, além do envolvimento com a cultura regional. A Profa. Angélica Melo Mendonça Freire, docente responsável pela atividade, conta que o primeiro passo foi a leitura de contos clássicos do autor. “Os alunos tiveram duas semanas para organizar as apresentações e tinham que selecionar um trecho de sua preferência nos livros para poder apresentar para a turma”, explica a professora.

[gallery:74]

No primeiro dia da atividade, os alunos do 5° ano apresentaram as histórias para os próprios colegas de sala. Já no segundo dia, os estudantes foram divididos em 5 grupos, cada um com a história de um livro do escritor, para apresentar aos alunos do 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental I, que tiveram a oportunidade de escolher a peça de teatro que gostariam de assistir. A coordenadora Andréia Maria de Andrade Santos fala sobre o resultado da ação. “Foi muito positivo ver que eles corresponderam e planejaram todas as partes, desde o figurino até o cenário”, afirma a professora.

A aluna Vitória Ribeiro, do 5º ano B, conta que já fazia curso de teatro e que adorou participar da apresentação. “Uma das partes mais legais do trabalho foi a narração da historia, que eu pude sentir que era real”, diz a estudante.

Durante o mês de Abril, foram realizadas outras atividades em homenagem a Monteiro Lobato, e a coordenação da Escola pretende seguir com o projeto “Compartilhando Histórias”.

Maria Eduarda Chagas/ Leonardo Nicolini

ESCOLA DE APLICAÇÃO/UNITAU

Foto: Maria Eduarda Chagas/ Giovanna Madureira/ Bruna Barros/ Guilherme Morgado/ UNITAU