Gameficação é tema de atividade no Ensino Médio

Publicação 14/06/2018

O conteúdo multidisciplinar traz o conceito de jogos para a sala de aula

A turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi, com a coordenação da Profa. Gislaine Baleiro de Freitas, está com um projeto de gameficação, que integra o conteúdo da disciplina de Química.

O tema, que já vem sendo trabalho em diversas empresas, dentro da Escola surge com o objetivo de incluir os elementos usados em jogos e games, por meio de desafios e de exercícios, em que os alunos criam outros jogos acrescentando a Química.

A sala foi dividida em times, que terão desafios entre si, propostos semanalmente pela professora. “Esse é um projeto multidisciplinar, envolve as disciplinas de Química, Geografia, Biologia e Artes. Trazer esses jogos para a sala de aula é interessante, pois sai da rotina e transforma a matéria em uma coisa mais lúdica e interessante para os alunos”, ressalta a Prof. Gislaine.

Os times já realizaram algumas atividades propostas pela professora. Uma delas foi a confecção de maquetes recicláveis. “Cada grupo teve de fazer um mascote e depois explicar a relação que tinha com a matéria de Química e de Geografia, por ser multidisciplinar. O meu grupo optou por fazer uma árvore, então utilizamos garrafas pet, rolos de papel e giz”, explica a aluna Isadora  Barbosa Carvalho. Ao todo, oito mascotes foram feitos pelos estudantes, com diferentes materiais.

No decorrer do ano, os times dos alunos terão mais desafios para concluir o projeto que já é realizado há dois anos.

João Santana

Escola de Aplicação/UNITAU