Alunos do Ensino Médio visitam a Bienal do Livro em São Paulo

04/09/2014

Grupo também conheceu o Memorial da Resistência e a Galeria do Rock

Estudantes do primeiro e do segundo anos do Ensino Médio do Colégio UNITAU visitaram São Paulo, no dia 25 de agosto, para participar de uma série de eventos culturais. Com o objetivo de levar o que foi discutido em sala de aula para o ambiente prático, a escola reuniu 46 estudantes para conhecer pontos importantes da cidade.

A primeira parada da excursão foi o Memorial da Resistência de São Paulo. No local em que ficava situado o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) e onde hoje funciona o Memorial, os alunos aprenderam mais sobre o período da ditadura militar e conheceram as celas em que os presos políticos ficaram confinados durante o referido período. A exposição itinerante “Política Futebol Clube”, que explica a influência desse esporte durante a ditadura, também foi vista pela turma.

Após a visita ao Memorial, os estudantes conheceram a eclética Galeria do Rock, local por onde passam mais de 20 mil pessoas por dia. Eles puderam sentir um pouco da metrópole em um de seus pontos mais famosos.

Já no período noturno, foi a vez de conhecer a 23ª Bienal Internacional do Livro. No evento, que conta com as principais editoras, livrarias e distribuidoras de livros do país, os alunos aproveitaram a oportunidade para comprar obras, andar pelos estandes e ver as novas publicações.

A professora Valéria Regina Duarte Ferreira, que acompanhou a excursão, gostou do passeio. “O grupo estava interessado nas atividades. As perguntas que eles não fizeram em sala de aula sobre a ditadura foram feitas no Memorial e alguns alunos se emocionaram com os depoimentos no local. Para alguns estudantes, foi a primeirachance de vivenciar a capital e sua diversidade. Eles se surpreenderam em todos os momentos e, com a surpresa, vem a curiosidade”.

Théo Ortiz