Alunos do Colégio UNITAU visitam apiário do Departamento de Agronomia e descobrem o mundo das abelhas

23/10/2024

Matrículas, Colégio UNITAU, CICTED

Na última semana, os alunos do 2º ano do Colégio UNITAU, a Escola de Aplicação Dr. Alfredo Balbi, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre as abelhas e o mel por meio de uma visita ao Laboratório de Mel e ao Apiário do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté.

A proposta surgiu após os alunos desenvolverem um projeto de pesquisa para o Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted), na categoria do Encontro de Iniciação Científica Kids, destinada a projetos de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Durante a visita, os estudantes tiveram contato com diversos produtos derivados das abelhas, como cera, pólen e mel, temas já abordados nas aulas teóricas para a pesquisa desenvolvida para o Cicted.

Experiência prática fortalece aprendizado de sala de aula (Foto: Bia Alves/ACOM UNITAU)

A Profa. Ma. Tatiana Figueiredo Nunes de Oliveira, docente do Colégio UNITAU, que organizou e acompanhou a visita, detalhou o projeto que será apresentado pela turma durante a Feira de Ciências, parte da programação do Cicted.

“O projeto que eles desenvolveram é chamado ‘A Vida nas Colmeias e sua Importância para os Biomas Brasileiros’, e nele os alunos estudaram vários aspectos das abelhas, como seu processo reprodutivo e a produção de mel.”

Os estudantes também praticaram o Teste de Lugol, utilizado para identificar a presença de xarope ou açúcar adicionado aos méis comercializados em mercados, além de aprenderem mais sobre as diversas espécies de abelhas existentes no Brasil.

A docente destacou a importância das experiências fora de sala de aula no processo de formação dos estudantes, especialmente para complementar projetos e pesquisas científicas.

“Conhecer a diversidade das abelhas em seu ambiente natural é fundamental para que os alunos desenvolvam habilidades de observação, registro e pesquisa, que muitas vezes surgem a partir da observação. É importante que eles compreendam como se dá o desenvolvimento científico ao longo do trabalho, observando como as pessoas que trabalham com abelhas conduzem suas pesquisas,” finaliza Profa. Ma. Tatiana Figueiredo.

Matrículas abertas

O Colégio UNITAU está com matrículas abertas para 2025, oferecendo vagas para Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Ensino Técnico. A instituição se destaca pela oferta de programas complementares, como o PES English, de ensino bilíngue, e a Escola da Inteligência, que desenvolve habilidades socioemocionais.
No Ensino Médio, além das disciplinas básicas, os alunos podem escolher até duas eletivas e combinar seus estudos com cursos técnicos em áreas como Informática e Eletrônica. Saiba mais aqui.

Bia Alves
ACOM/UNITAU