15/08/2024
aluno, Conhecimento, Ensino Médio
Nesta segunda-feira (12), os alunos do ensino médio do Colégio UNITAU participaram de uma palestra sobre alta performance nos estudos e os docentes da Instituição tiveram uma conversa sobre as alterações do novo ensino médio. O objetivo de ambas ações foi discutir temáticas pertinentes ao contexto educacional atual.
Os bate-papos aconteceram no Auditório UNITAU e foram ministrados pela Profa. Me. Marta Vinhas Moreira, especialista pedagógica e consultora do sistema positivo de ensino do Colégio UNITAU.
A palestra com os estudantes debateu questões relacionadas aos vestibulares e ao projeto de vida. Já a conversa com os professores teve a função de apresentar aos docentes os detalhes das alterações no ensino médio, incluindo a proposta e o material dessa nova estrutura curricular.
Sobre a preparação da escola para a implementação das novas diretrizes propostas pela reforma, a diretora do Colégio UNITAU, Profa. Esp. Andréia Maria de Andrade Santos, afirma que a instituição realiza o estudo da lei e de suas alterações para o benefício do estudante.
“Com a assessoria pedagógica e os apontamentos dos professores há o ajuste e homologação da nossa nova matriz curricular a fim de oferecer sempre a melhor aprendizagem ao aluno”.
Entre as principais mudanças no novo ensino médio estão: o aumento da carga horária mínima de formação geral básica ao longo dos três anos do ensino médio; o aumento da carga horária dos itinerários formativos e construção de novas diretrizes para sua oferta; e a possibilidade na oferta de outras línguas estrangeiras, além da língua inglesa.
Para ver todas as novas diretrizes propostas pela reforma do ensino médio acesse o link.
“Todas as mudanças são pensadas no sucesso do aluno, na sua formação acadêmica e também profissional. O objetivo é que o aluno tenha uma formação integral em várias áreas do conhecimento e que ele saia do ensino médio pronto para dar continuidade na sua formação acadêmica e pronto para os desafios que virão”, finaliza a diretora.
O Novo Ensino Médio representa uma transformação na estrutura e no Ensino Médio no Brasil. Ele surge em resposta à necessidade de modernizar o sistema educacional do país, tornando-o mais dinâmico, flexível e adaptável às demandas dos estudantes e às mudanças na sociedade contemporânea.
O processo de reforma do ensino médio no Brasil começou a ser discutido em 2015, quando o governo federal propôs uma série de mudanças. A proposta passou por um longo período de debate e consulta pública, que incluiu audiências, reuniões e contribuições da sociedade civil, educadores e especialistas em educação. Essas discussões resultaram em ajustes na proposta original e aprovação em 2017.
Eduardo Loreno
ACOM/UNITAU
- Concurso de Bolsas do Colégio UNITAU oferece 150 vagas para 2025
- Concurso de soletração em Inglês marca o ensino da língua
- Alunos do Colégio Ensino Fundamental do Colégio UNITAU recebem contação de histórias
- Volta às Aulas: dicas para uma transição suave
- Programa de formação continuada do Colégio UNITAU discute acessibilidade e inclusão