26/07/2024
Nesta sexta-feira (26), os alunos do Ensino Fundamental I do Colégio UNITAU, Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi, participaram de um momento de contação de histórias. A atividade aconteceu em duas etapas, para os alunos do 1° até o 3° ano, foi o livro “Todo Banguela é Contente?”, já para os alunos do 4° e 5° ano a história lida foi “O Planeta das Letrinhas”.
O exercício é uma forma de acolher os alunos na volta às aulas, onde eles têm a oportunidade de contar sobre as experiências vividas que são semelhantes à história. Além disso, o momento permitiu que a criança pudesse desenvolver o mundo da imaginação ao ouvir o que está sendo contado.
A coordenadora do Ensino Fundamental I e autora dos livros, Profa. Ma. Tatiana Nunes de Oliveira, explica a importância de realizar esse tipo de atividade. “A contação de história é esse espaço de acolher os nossos alunos e fazer com que eles tenham a oportunidade de conversar a respeito das suas vidas e das suas experiências. Além disso, amplia a imaginação, eles interagem com a história que é contada e esse é um momento lúdico também para as crianças”.
Ao trazer os livros infantis, os alunos podem aprender sobre assuntos do cotidiano de uma forma mais divertida, um exemplo disso é o livro “Todo Banguela é Contente?”. A professora explica que a história fala sobre as emoções ao perder algo, já no livro “O Planeta das Letrinhas”, fala-se sobre animais que começam com cada letra do alfabeto e praticam um esporte olímpico diferente, mostrando as diferentes habilidades de cada um.
Ao abordar temas como perdas, emoções e o alfabeto de forma lúdica, os livros utilizados na atividade proporcionam um aprendizado significativo e prazeroso. Como explica a professora Tatiana, "o lúdico é fundamental para a aprendizagem, pois quando as crianças brincam, aprendem com mais facilidade e fixam o conteúdo de forma mais eficaz".
Ao serem questionados sobre a experiência, os alunos demonstraram entusiasmo. Henri Ferreira, do 1º ano, compartilhou: "Aprendi que quando a gente perde as coisas, elas vão para o 'beleléu'!" Já Davi Santos, do 4º ano, revelou sua parte favorita do livro "O Planeta das Letrinhas": "Eu gostei muito quando o livro falou sobre futebol!"
Isabella Maciel
ACOM/UNITAU
- Concurso de Bolsas do Colégio UNITAU oferece 150 vagas para 2025
- Colégio UNITAU realiza palestra para discutir questões sobre Novo Ensino Médio
- Concurso de soletração em Inglês marca o ensino da língua
- Volta às Aulas: dicas para uma transição suave
- Programa de formação continuada do Colégio UNITAU discute acessibilidade e inclusão