Férias de julho podem reforçar aprendizado por meio de filmes, brincadeiras e livros

05/07/2024

Colégio UNITAU, Ensino Fundamental

As férias escolares são um momento crucial para o descanso e o lazer de crianças e adolescentes. É importante que os pais estejam conscientes de que esse período deve ser dedicado à descompressão e à quebra da rotina escolar, evitando atividades excessivamente sistemáticas e focadas em conteúdos específicos. Entretanto, este pode ser o momento para reforçar o aprendizado com o apoio de filmes, livros e brincadeiras.

Em vez de pressionar por estudos e recuperação de conteúdos de baixo aproveitamento, o ideal é incentivar atividades lúdicas e prazerosas. Brincadeiras, jogos, leitura e contato com a natureza são essenciais para o desenvolvimento da criatividade, imaginação, criticidade e habilidades cognitivas.

“As férias são um tempo para se reconectar com a família e fortalecer os laços afetivos. Assistir a filmes juntos, conversar e compartilhar experiências são ótimas maneiras de estreitar os vínculos e criar memórias inesquecíveis”, destaca o diretor de Pedagogia da Universidade de Taubaté, Prof. Dr. Cesar Augusto Eugenio.

O incentivo à leitura durante as férias pode ser simples e prazeroso. Visitas à biblioteca ou livrarias, a escolha de livros que despertem o interesse das crianças e a criação de um ambiente aconchegante para a leitura são alguns passos importantes nesse processo. Brincadeiras, jogos e filmes também podem ser aliados, estimulando a reflexão e o diálogo a partir de histórias e personagens.

Sugestões para aproveitar as férias em família:

Filmes
Wall-e: Uma animação que aborda temas como sustentabilidade, reciclagem, poluição e educação ambiental de forma leve e divertida.
Divertidamente: Uma jornada dentro do cérebro que explora as emoções, o funcionamento do cérebro e o controle emocional, proporcionando aprendizado e risadas para toda a família.
As Aventuras de Peabody e Sherman: Uma aventura que mistura história, ciência e humor, abordando também o tema do bullying de maneira sensível.

Livros
Ana e o Balão: Uma história encantadora sobre amizade, superação e a importância de seguir seus sonhos.
Joca e Dado: Uma aventura em quadrinhos que explora a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho em equipe.
Lampião e o vovô da vovó na cidade de Mossoró: Um conto divertido que apresenta a cultura nordestina de forma lúdica e acessível para as crianças.

Brincadeiras
Contação de histórias: Um momento mágico para estimular a imaginação, a criatividade e o vocabulário das crianças.
Complete o desenho: Uma brincadeira que incentiva a criatividade, a percepção visual e a coordenação motora fina.
Montar blocos: Uma atividade que desenvolve a motricidade fina, a resolução de problemas, a espacialidade e a criatividade.