03/07/2024
Conhecimento, Literatura, Ensino Fundamental
Na última sexta-feira (28), os alunos do 1º ano do Fundamental I do Colégio UNITAU, Escola de Aplicação Dr. Alfredo Balbi, realizaram mais uma edição do Café Literário, finalizando a primeira etapa de 2024 com apresentações que envolvem música, poesia e um café da manhã para os familiares e funcionários presentes.
As crianças recitaram o poema “As Borboletas” de Vinicius de Moraes e, assim como outras poesias, também apresentaram uma coreografia ao som da música “Vem brincar na rua” para os familiares com o auxílio da Profa. Ma. Angélica Melo Mendonça Freitas.
“O Café Literário foi organizado a partir de atividades que buscamos realizar um tipo de resgate da infância mais ativa com as crianças, como era comum pelas brincadeiras de rua, no entanto, dentro do ambiente escolar. Foi uma sequência didática que envolveu corpo, movimento e oralidade pela dança e a leitura dos alunos”, conta a Profa. Angélica.
Alunos durante as apresentações artísticas (Foto: Bia Alves/ACOM UNITAU)
As atividades desenvolvidas pelos estudantes contaram com um olhar lúdico da literatura, realizado através de leituras de poemas, trava-línguas e historinhas de temas variados, permitindo uma relação mais dinâmica e atrativa para as crianças.
A docente explica que o evento contou com a colaboração de funcionários que atuam na biblioteca do Colégio UNITAU nas contações de histórias, o Café Literário se tornou um projeto didático e divertido para as crianças.
“A iniciativa começou cinco meses antes do evento, os professores e os responsáveis pela biblioteca participaram de práticas pedagógicas com as crianças que já abrangiam as brincadeiras. Nós fizemos atividades escritas nas apostilas e o material extra que [eu] trouxe com o objetivo de relacionar todas as brincadeiras com a área da linguagem e também com a matemática”.
As brincadeiras ligadas às práticas pedagógicas tornaram o ambiente escolar mais tranquilo e facilitou para que as crianças consigam ter uma relação melhor com os colegas e com o aprendizado dentro de sala de aula, além de ajudá-las a fortalecer suas habilidades sociais.
“As crianças acabam aprendendo a se portar melhor ao declamar as poesias, assim como podem aprimorar em sua oralidade, trazendo uma preocupação aos pequenos de que eles devem transmitir bem o que falam, um ponto muito importante para a alfabetização [...] Já a dança funciona de maneira similar, só que ao invés da linguagem verbal, a criança se expressa de forma artística por meio do corpo e do movimento e aprende aspectos de motricidade (consciência corporal)”, explica a responsável pela turma.
Na presença da família e amigos, os alunos foram capazes de apresentar tudo que praticaram durante os dois bimestres com empolgação de sobra, demonstrando o interesse que cultivaram pela leitura.
A docente ressalta que a literatura é fundamental no desenvolvimento de qualquer ser humano, em especial as crianças, por ampliar o mundo para novas visões e trazer senso crítico desde cedo.
“Nosso objetivo principal ao trabalhar literatura com as crianças é que elas desenvolvem o gosto, a apreciação pelas obras literárias para que elas descubram qual que é o seu gênero textual preferido, ou até mesmo de produzir, para que quando chegue na idade adulta seja uma leitora, uma escritora fluente e não apenas uma mero decodificador”.
Através desse projeto, os estudantes desenvolveram habilidades sociais de inúmeras formas, tornando o ensino ainda mais fluido para as crianças e trazendo benefícios para além do desenvolvimento pedagógico, mas também ao social.
“As crianças também tiveram o aprendizado de colaboração, a sensação de pertencimento, a ideia adequada relacionada a perder e a ganhar, aprender a ficar feliz com o ganho do outro, aprender que quando perde, qual é a postura correta quando a gente perde. [...] Os jogos e as brincadeiras tem esse aspecto de aprender a respeitar, porque todas as brincadeiras tinham seus limites e todo mundo tinha que seguir e respeitar”, finaliza Profa. Angélica.
Ao fim das apresentações, os estudantes do primeiro ano foram premiados com um certificado de “Honra ao Mérito” que reconhecia quais habilidades eles desenvolveram durante as aulas.
Bia Alves
ACOM UNITAU