Colégio UNITAU inova com atividades eletivas de robótica e de impressão 3D

12/04/2023

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio chegou no Colégio Dr. Alfredo José Balbi (Colégio UNITAU). A proposta conta com aulas com conteúdo da Base Comum Curricular no período da manhã e com disciplinas eletivas com atividades práticas, durante a tarde. Entre as novidades estão os aprendizados em robótica, manufatura aditiva (impressão 3D), microcontroladores e microprocessadores, entre outras. A ação conta ainda com o reforço de atividades com os professores da UNITAU. Ao todo, existem 21 disciplinas eletivas com 300 vagas.

Abordando a área pedagógica, a diretora do Colégio, Profa. Esp. Andréia Maria Andrade Santos, disse que existem quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Biológicas e suas tecnologias e Ciências Sociais e Humanas aplicadas. Ela explica que cada um dos alunos pode escolher duas eletivas por ano, ou seja, a ideia é que, ao longo do Ensino Médio, o estudante tenha contato com seis disciplinas com aulas do novo currículo programático.

Uma oficina quem tem chamado bastante a atenção dos alunos é a de robótica, que acontece semanalmente, às sextas-feiras, em dois horários, às 14h30 e às 15h30. O Prof. Me. Marcelo Pinheiro Werneck, responsável pela atividade, destaca os adolescentes que aprenderão técnicas que envolvem eletrônica e programação. Ele relata também sobre como este aprendizado ajuda os alunos na vida profissional. “A programação desenvolve o raciocínio lógico, a capacidade de planejamento de atividades e a solução de problemas. Já a área de eletrônica permite transformar as soluções em realidade funcional, enriquecendo a experiência”, analisa.

O foco é trazer vários tipos de experiências, tanto que é aconselhado ao aluno escolher eletivas de áreas diferentes do conhecimento para que este desenvolva mais de um campo do saber.

O estudante, Matheus Abner, do 1°ano B do Ensino Médio, cita sua experiência. “Embora meu calendário esteja cheio, acredito que conhecimento nunca é demais, é sempre bom aprender e, principalmente, quando falamos de coisas que nos atraem”.

A diretora ressalta ainda que a iniciativa garante benefícios para a comunidade escolar como um todo. “Eles se tornam mais atuantes e assertivos. Como os próprios alunos escolheram suas eletivas, essas atividades são realizadas com mais gosto e vontade, o que aumenta também a taxa de aprendizagem dos estudantes, além de os jovens ficarem com um diploma mais rico, colaborando com sua vida acadêmica”, finaliza.

Colaborou com o texto: Elifas Magalhães/ ACOM UNITAU