Escola da Inteligência marca entrega das apostilas com dinâmica

14/03/2023

Escola da Inteligência

Buscando aprimorar as experiências escolares, os alunos do 3° Ano B do Ensino Fundamental do Colégio Dr. Alfredo José Balbi (Colégio UNITAU) receberam as apostilas da “Escola da Inteligência”, na última semana. A entrega do material ocorreu de maneira interativa, por meio de uma dinâmica, e marcou o início das aulas com a apostila.

Os alunos se reuniram em um círculo, em que a Profa. Esp. Jaqueline Silva, educadora do 3° B, ambientou a atividade e explicou o que iria acontecer. Segundo a dinâmica, as apostilas estariam presas na floresta e teriam de ser resgatadas pelos alunos, que estavam com máscaras de animais. Eles tiveram cerca de dez minutos para concluir essa primeira etapa da atividade.

Atividade interativa buscou entregar o material de maneira significativa (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Davi Santos, aluno do 3° B, celebrou sua agilidade. “Encontrei a apostila muito rapidamente, vi meu amigo ali no canto, fui atrás dele e encontrei a apostila da Cecília, que foi a pessoa que tirei”, comemorou o menino, que também explica o porquê de gostar da nova matéria. “Eu sou bastante ansioso, essa aula está ajudando bastante, porque a gente conversa sobre o que sente”.

Em seguida, os alunos retornaram à sala de aula, onde ocorreu a troca dos cadernos entre eles. Durante cada troca, os alunos davam as boas-vindas aos outros, dizendo: “seja bem-vindo à ‘Escola da Inteligência’”

A entrega significativa do material aconteceu para que as crianças se conectassem e para que se destacasse a importância do conteúdo. “Hoje, é o primeiro dia em que estamos começando com a apostila. Então, ela tinha de ter significado para o aluno, assim ela não é simplesmente um material qualquer. Os alunos tinham de se sentir principalmente importantes dentro dessa atividade, desse processo”, explicou a professora Jaqueline.

A disciplina de Inteligência Socioemocional foi incluída no ensino, neste ano (Foto: Leonardo Oliveira/ ACOM UNITAU)

Por fim, os estudantes iniciaram as atividades na apostila, assinalando a opção de qual emoção sentiam no momento e escrevendo o porquê dela.

A “Escola da Inteligência” é uma matéria presente na grade curricular do Fundamental I e II no Colégio UNITAU. É uma aula de inteligência socioemocional, que procura auxiliar os estudantes no desenvolvimento afetivo e social. “A proposta da ‘Escola da Inteligência’ é que adultos possam tomar boas decisões, possam resolver seus problemas de maneira calma e respeitar seus próprios sentimentos e os dos outros”, descreveu a professora.

A importância de iniciar esse trabalho nos primeiros anos escolares foi destacada pela educadora. A pedagoga aponta que aprender a lidar com os sentimentos ainda na infância colabora para a redução de transtornos psicológicos, como a ansiedade.

Além da “Escola da Inteligência”, o Colégio UNITAU oferece educação bilíngue e diversas disciplinas eletivas para os alunos do Ensino Médio.

Samuel Guimarães

ACOM / UNITAU