Alunos do Colégio UNITAU vivenciam aula externa de Biologia na Praça Santa Terezinha

10/03/2023

Biologia

Na última semana, a Praça Santa Terezinha foi escolhida para ser a “sala de aula” dos alunos do 7º ano do Colégio UNITAU – Escola de Aplicação Dr. Alfredo Balbi. Os estudantes puderam avaliar de perto diferentes elementos aprendidos em sala de aula com o tema: “Relações Ecológicas”.

Um dos cartões-postais da cidade foi selecionado por abranger uma variedade de fauna e flora. “O objetivo foi proporcionar uma vivência além da sala de aula para os alunos, na qual eles puderam, neste ambiente, observar a natureza nos seus diversos aspectos e interagir com ela”, comenta a responsável pela iniciativa, a Profa. Esp. em Análises Clínicas Michele Aparecida dos Santos Lara.

A professora pôde reiterar os tópicos abordados em sala de aula com exemplos reais (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

As aulas de campo colaboram para a plena formação dos discentes, uma vez que, por estarem observando de perto aquilo que estudaram previamente, a fixação do conteúdo é consideravelmente maior, além de trabalhar vários elementos lúdicos. “A importância da aula de campo é permitir que o aluno tenha uma vivência lúdica e mais interativa com os assuntos apresentados em sala de aula. Saindo dessa, parece que os alunos estão mais receptivos a compreender os conceitos abordados”, afirma a Profa. Michele.

Os alunos puderam explorar a riqueza natural do ambiente (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

A Profa. Esp. Andréia Maria de Andrade Santos relata sobre as etapas de aprendizagem e a influência das atividades práticas nesse processo: “A professora, primeiramente, faz a apresentação do conteúdo; os alunos recebem o conhecimento; em seguida, as crianças saem da sala de aula para os ensinamentos práticos e, ao retornarem, uma análise de todo o contexto é realizada, finalizando, portanto, o ciclo com a plena assimilação dos assuntos pelos estudantes”, conclui.

A experiência proporcionou muitas vivências e novos conhecimentos aos alunos (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Ana Patrícia Marinho e Letícia Botan

ACOM/UNITAU