Estudantes do Ensino Médio visitam acervo de livros raros do SiBi

01/03/2023

SiBi, História, Ensino Médio

Aprimorando os conhecimentos, os alunos do Ensino Médio da Escola de Aplicação UNITAU – Escola Dr. Alfredo José Balbi visitaram, na última semana, o acervo de livros raros do SiBi (Sistema Integrado de Bibliotecas). A iniciativa focou em instigar a procura por novos horizontes, além de reconhecer todo o referencial que a UNITAU (Universidade Taubaté) disponibiliza para a rede acadêmica.

Para o responsável pela visita e professor de História, Marins Castilho Leite, a proposta teve como objetivo conectar os alunos e instituição, promovendo a valorização local. “Queremos revelar aos alunos e alunas a riqueza e possibilidades culturais ofertadas pela UNITAU.  Aproveitando a proximidade física entre a biblioteca do Departamento de Gestão e Negócios (GEN) e a escola, queremos integrar a vida acadêmica dos estudantes com as demais plataformas educativas da instituição. Por isso, o acervo dos livros raros da biblioteca da Universidade é tão precioso”, destaca.

Os estudantes puderam descobrir, por iniciativa própria, algumas das diferentes formas que a humanidade elaborou para o registro histórico. A visita foi acompanhada pelo professor de História e também pela bibliotecária Maria Aparecida.

De acordo com relatos dos responsáveis, as obras que mais despertaram a curiosidade dos alunos foram aquelas ilustradas manualmente, geradas a partir das expedições científicas estrangeiras ao Brasil, como Rugendas e Debret.

O aluno Lucas Alberto da Silva Pereira do primeiro ano do Ensino Médio ficou deslumbrado com a raridade encontrada. “Foi uma visita muito importante para aumentar o conhecimento dos alunos e a educação também. O que mais chamou minha atenção foram os livros mais antigos e que somente a UNITAU tem”.

A mesma avaliação positiva é feita por Ana Clara Charra Varallo do segundo ano do Ensino Médio. “Eu gostei bastante, a gente aprendeu várias coisas novas e vai ser bom para nosso aprendizado. Estou ansiosa demais para mais visitas como essa. Espero que a gente venha mais vezes aqui, é bom aprender”, garante.

A atividade além de gerar valorização do espaço disponibilizado pela Universidade, também realiza um panorama sobre as preciosidades do passado. “Com a alucinante e vertiginosa velocidade de equipamentos tecnológicos, as gerações mais jovens são influenciadas pela cultura do descarte daquilo que é considerado inservível ou obsoleto. Manusear os livros centenários é capaz de revelar outro tipo de postura social”, finaliza o professor.

O Sistema Integrado de Bibliotecas foi criado em novembro de 2001 e conta com serviços a toda comunidade acadêmica dos cursos de Ensino Fundamental e Médio, Graduação, Pós-Graduação, Especialização e Extensão. O sistema é constituído por 15 unidades de informação, contando com bibliotecas setoriais, Centro de Pesquisa Bibliográfica (CPB), Centro Especial de Atendimento Bibliográfico (CEAB) e o setor de obras raras.

ACOM/UNITAU