Feira de Ciências tem apresentações do fundamental ao técnico

19/10/2022

Colégio UNITAU, Feira de Ciências, Educação Profissional, Ensino Médio, Ensino Fundamental

Nos dias 20 e 21 de outubro, a Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi (Colégio UNITAU) promove a XXIX Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia, integrada à programação do XI Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CICTED). Na edição deste ano, além das apresentações do ensino técnico, serão retomados os trabalhos dos alunos do ensino fundamental ao médio.

O retorno da participação de alunos de todas as idades é uma oportunidade para, desde cedo, os estudantes trabalharem diferentes habilidades, como liderança, organização e pesquisa. A Profa. Thaís Liane, coordenadora do Ensino Fundamental II e do Ensino Técnico do Colégio, destaca, durante o desenvolvimento das pesquisas, o protagonismo dos alunos. “A criação do projeto auxilia em áreas como o trabalho em equipe, a objetividade de pesquisa. O aluno busca a informação e o professor os orienta”, explica.

Cada sala terá seu modo de apresentação. Alunos de Matemática, do Projeto Alphenix, utilizam jogos explicar a matéria de forma lúdica. Já as turmas de História apresentam o conteúdo em maquetes e cartazes.

Os estudantes apresentarão os produtos de diversas investigações. Abordando tópicos como microbiologia, hematologia, controle de potência, automação industrial e programação, os alunos informarão o público sobre os resultados das pesquisas nas quais se dedicarem durante o ano.

A troca entre estudantes e visitantes abre portas para que o público externo conheça a Escola. “A feira é um espaço onde quem vem de fora pode ter uma visão das particularidades de um curso técnico, o que é trabalhado durante o ano”, pontua a professora. “O aluno interessado em Informática, por exemplo, pode ver o desenvolvimento de um site, a programação, a linguagem”, conclui.

Além do ensino fundamental I e II e do ensino médio, o Colégio UNITAU oferece quatro cursos técnicos: Análises Clínicas, Eletrônica, Informática e Mecatrônica.

CICTED

O Colégio UNITAU recebe os trabalhos do Encontro de Iniciação Científica (ENIC) do XI CICTED. Na escola, serão apresentadas as categorias Baby (Educação Infantil), Kids (Fundamental I) e Teens (Fundamental II) e Júnior (Médio). Para mais informações sobre a programação, acesse a página do CICTED.

Samuel Guimarães

ACOM/UNITAU