Bibliotecárias da Escola lutam pela educação

12/03/2018

Além de ser o mês de relembrar a força feminina, no dia 12 de março é celebrado o Dia do Bibliotecário.

Disposição, atenção e dedicação. Essas são as principais características das super mulheres que compõe a equipe de bibliotecárias da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi.

Envoltas de prateleiras e mais prateleiras recheadas pelos mais diversos livros - é assim que Cristina Brito, Gisele Justen e Magaly Medeiros trabalham diariamente. São elas que lidam com uma ferramenta essencial para a formação de crianças e adolescentes: a leitura. “Nosso poder é ajudar a despertar o interesse em leitura, porque se abre um mundo muito diferente, é algo que se leva para a vida”, contam as bibliotecárias.

Na biblioteca da Escola, a rotina é sempre muito próxima aos estudantes. Lá elas recebem os alunos, fazem os atendimentos, a carteirinha, os empréstimos e as devoluções de livros e cadastram os materiais. “Assim, quando alguém vem procurar algo, a gente sabe que material tem”, afirmam.

E em tempos digitais, a biblioteca se torna ainda mais importante para os alunos. “A internet tem as informações muito soltas, para um adulto que já tem conhecimento a internet pode ser um lugar bacana de pesquisar, para eles que estão em formação, a biblioteca é um lugar que a gente pode orientar essa pesquisa e aí você não corre o risco de achar qualquer coisa, você acha uma informação que é mais direcionada para o que está procurando” frisam. Mesmo com as informações na palma da mão, muitos alunos procuram a biblioteca diariamente.

Assim, com esse trabalho diário, Cristina, Gisele e Magaly inspiram crianças e adolescentes, garotos e, principalmente, garotas a buscarem o conhecimento e batalharem pelo seu espaço no mundo. “Ser mulher no seu dia a dia, aceitando suas diferenças, aceitando que não precisa seguir um padrão, observar suas diferenças e ver aquilo como qualidade. Acho que essa questão de ser feliz no meio em que está já é um principio de empoderamento”, ressaltam as três super mulheres da biblioteca, que lutam, dia após dia, pela educação.

Heloisa Costa