Alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio têm aulas em conjunto

15/05/2018

Ensino Fundamental

A aula prática envolvia experimentos com microorganismos que vivem em residências

corpo

Na sexta-feira, 04, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi tiveram uma aula junto com os alunos do Ensino Médio Técnico em Análises Clínicas, no laboratório de Microorganismos do Campus do Bom Conselho da Universidade de Taubaté (UNITAU).

A Profa. Bianca Carolina Rossi explica a experiência que foi realizada durante a atividade. “Os alunos colocaram em dois pratinhos gelatina incolor e caldo de carne, colocaram uma amostra na cozinha de casa e uma fora e esperaram 24h. Passado esse tempo, lacramos o prato e o colocamos em um saco de lixo preto, para ficar quente e escuro, uma espécie de estufa improvisada. Então, deixamos descansando por uma semana e após os sete dias, viemos ao laboratório analisar a diferença de microrganismos dentro e fora da casa”.

As aulas em conjunto fazem parte de um projeto que tem a iniciativa de juntar alunos do 9º ano com o Ensino Médio. “Nós unimos o útil ao agradável: divulgamos o projeto e descobrimos afinidades e competências dos alunos com o que está sendo estudado. A intenção do projeto é ser uma transição do nono ano para o Ensino Médio”, revela a Profa. Thaís Liane Rosa, coordenadora dos cursos técnicos.

As aulas fazem parte também de outro projeto, que envolve escolas da região. “A ideia é fazer projetos em que os próprios alunos são os pesquisadores. Eles fazem as hipóteses e coletas de dados e a gente os auxilia, muitas vezes com a ajuda dos alunos da graduação”, revela o Prof. Dr. Julio César Voltolini, do Departamento de Ciências Biológicas da UNITAU. O tema abordado nessa aula prática foi a Microbiologia e, futuramente, os alunos finalizarão os trabalhos no Laboratório de Informática. “Outra etapa é trabalhar com eles no Laboratório de Informática, fazendo gráficos. Esse também é um primeiro passo para ensinar os alunos como se faz um trabalho de graduação e aproximá-los da Universidade”, finaliza o Professor.

O aluno Matheus Nêmera, do 3º ano do Ensino Médio, informa como é participar desse projeto. “É muito legal participar desse projeto, é um incentivo para mostrar o que podemos fazer na faculdade ou no mercado de trabalho e também é legal conhecer novas áreas e conhecimentos”.

Julia Carvalho

Escola de Aplicação / UNITAU