Projeto Proerd forma alunos da Escola de Aplicação

18/09/2017

Programa conscientizou estudantes sobre a violência e as drogas

Os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental I da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi participaram, na última sexta-feira, 15, da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O evento, que aconteceu no auditório do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Taubaté (UNITAU), teve entrega de certificado para os estudantes e contou com a presença dos familiares.

“O objetivo principal dessa formatura é que, hoje, eles tomaram um compromisso de que vão ficar longe das drogas e da violência”, explica a instrutora Célia Maria Santana Moura, policial que ministrou o curso para os alunos da Escola.

O projeto, que teve início no mês de Junho, consistiu na realização de dez aulas, em que os estudantes aprenderam lições diferentes por meio de palestras, brincadeiras e apresentações. “Foi notável a mudança no comportamento dos alunos depois desse projeto, principalmente na hora de fazer as escolhas e tomar algumas decisões mais responsáveis, inclusive em relação aos colegas”, revela a Profa. Angélica Mello Mendonça Freitas, docente da sala.

O aluno Luan de Andrade Santos confirma que as aulas foram muito positivas e que é um aprendizado a ser levado adiante. “Eu aprendi muito com o Proerd, principalmente com as táticas que a Cabo Célia nos ensinou. É gratificante pegar o certificado hoje”, conta o estudante. Para os pais, o projeto também é motivo de comemoração. “Fico contente de saber que existem programas sociais que orientem as crianças e favorecem o bem-estar deles. Com certeza, os alunos aprenderam muito”, ressalta Jéssica Tessare, mãe da Vitória Ribeiro.

Leonardo Nicolini / Maria Eduarda Chagas

*Fotos: Leonardo Oliveira / UNITAU