Escola de Aplicação realiza bate-papo com alunos para orientação profissional

11/08/2016

Objetivo é ajudá-los a fazer melhor escolha para a carreira

Crédito: Stefánie Bernardes

A Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi promove orientações profissionais para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio com o intuito de instruí-los para o mercado de trabalho e para a escolha do curso de graduação.

A atividade foi dividida em três partes e conta com a participação de docentes da Universidade de Taubaté (UNITAU) e de alunos dos cursos de graduação. Na primeira, o estudante participa de uma conversa com os professores das três áreas do conhecimento – Biológicas Exatas e Humanas – e que irão falar sobre a atuação das profissões no mercado de trabalho. Na segunda etapa, os alunos participam de um bate-papo com graduandos das áreas que têm mais interesse. Por último, o aluno tem a possibilidade de agendar e assistir uma aula no curso que ele tem interesse.

Crédito: Stéfanie Bernardes

O coordenador pedagógico do Ensino Médio, o Prof. Me. Cesar Augusto Eugenio, disse que o objetivo da Escola é orientar os alunos para o mercado de trabalho. “É interessante que o aluno continue na Universidade porque ele pode usufruir todas as etapas de ensino: o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e o Ensino Superior. Nós queremos que, cada vez mais, os alunos continuem na Universidade”, afirmou o professor.

O coordenador ressaltou que nesta fase da vida, os alunos do terceiro ano do Ensino Médio ficam muito confusos e pressionados pela escolha de um curso de graduação, e que é dever da Escola orientá-los pra uma escolha mais acertada. “Se nós, professores, abordássemos os alunos apenas na sala de aula, teríamos poucas informações porque eles se calam, então buscamos abordagens mais sutis, seja nos intervalos de aula ou depois, como uma conversa mesmo. Preocupamos-nos em formar alunos preparados para os desafios da Universidade e amadurecê-los”, concluiu.

Caio Tebassi
ACOM/UNITAU