Escola de Aplicação participa da Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicação 06/06/2017

Foi a primeira vez que escolas particulares participaram da OBMEP

Os alunos do Ensino Fundamental I da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi participaram, nesta terça-feira, 6, da primeira fase da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Nesta edição, a prova teve como novidade a participação das escolas particulares.

A avaliação, que aconteceu nas dependências da própria Escola de Aplicação, contou com 20 questões de múltipla escolha e teve início às 9h30 da manhã, durante o período de aulas. Eduardo Soldi, estudante do 6° ano, realizou o teste e comenta sobre a experiência. “Acho muito bom realizar esse tipo de prova no Ensino Fundamental, já que os vestibulares que vou realizar no futuro são bem parecidos”, ressalta o aluno.

A OBMEP tem como principal objetivo estimular o estudo da matemática, ação que é muito importante segundo o Prof. Marcos Abelísio, que leciona a disciplina na Escola. “É essencial esse incentivo da matemática na vida dos alunos, queremos que eles olhem para esta disciplina de maneira mais curiosa”, diz o docente.

Com a intenção de preparar os alunos, a Escola ofereceu aulas de matemática, nas quais foram aplicados exercícios das provas realizadas nos anos anteriores. “Temos muita expectativa sobre os nossos alunos, eles se empenharam bastante com as aulas e estudos e mostraram bastante interesse”, afirma a Prof.ª Andréia Maria de Andrade Santos, Coordenadora do Ensino Fundamental.

Para participar, os estudantes interessados entregaram uma autorização assinada pelos pais e responsáveis à Coordenação da Escola, até o dia 30 de Março. A Olimpíada de Matemática, que será encerrada no dia 22 de novembro com a divulgação dos premiados, está com a segunda fase da prova programada para o dia 16 de Setembro.

Leonardo Nicolini / Maria Eduarda Chagas

Escola de Aplicação / UNITAU