Dicas para se dar bem nas provas

11/06/2019

As férias estão chegando, mas antes é necessário focar na semana de provas

A rotina dos estudantes fica diferente nas semanas de prova. Mais horas dedicadas ao estudo passam a fazer parte do dia a dia de quem quer se dar bem e começar a se preocupar com as férias.

Mas, para que suas horas dedicadas ao estudo tenham resultados positivos, a concentração é fundamental.

O primeiro passo é o bloquear os estímulos que possam te distrair e tirar sua atenção, como o celular, o computador e a televisão, por exemplo. Se desligar dos eletrônicos ajuda também a ter uma boa noite de sono, que é essencial para um bom rendimento escolar, como explica a Profa. Dra. Jaqueline Girnos, do curso de Nutrição da Universidade de Taubaté (UNITAU). “Dormir sem usar aparelho eletrônico como smartphone, tablets e TV com tela de led ajuda na higiene do sono, ou seja, você conseguirá dormir melhor se evitar esses estímulos’’.

Concentração desde pequenos

Ter atenção é uma função psicológica adquirida ao longo do desenvolvimento de cada um, e muitas vezes mediada por um adulto. Durante a infância, a criança precisa inicialmente dessa orientação, para poder desenvolver a concentração. “A criança ela aprende muito pela interação e pela imitação” explica a Profa. Ma. Camila Young Vieira, do curso de Psicologia da UNITAU. “Então o espaço e as relações elas são fundantes para aprendizagem acontecer”.

Desenvolver a atenção contribui para memorização de atividades. A memória é algo possível de se treinar e que precisa ser desenvolvida na relação com os professores, coordenadores e pais, que podem auxiliar neste processo.

Segundo a Profa. Ma. Camila, outras questões são relevantes para um bom desenvolvimento. “A gente precisa ter cuidado com a rotina desse aluno e auxiliá-lo a desenvolver o foco durante essa semana de provas”.

Alimentação

A alimentação também tem relação diretas no rendimento escolar. A Profa. Dra. Fabiola Nejar, do curso de Nutrição da UNITAU, dá algumas dicas que podem auxiliar no desempenho dos estudantes.

“O nosso sistema nervoso central requer 160 gramas de glicose por dia”. Mas, de acordo com a professora, esse consumo não é referente ao açúcar na forma pura e sim a partir de outros alimentos como cereais integrais, tubérculos, batatas, inhame e mandioca. Para complementar a alimentação é necessário incluir proteínas e gorduras. “De tudo que for consumido é necessário que tudo seja na medida certa: 60% devem ser de carboidratos, 25% de gorduras e 15% de proteínas. O ideal é não ultrapassar três horas sem se alimentar”, finaliza a professora.

Vanessa Soares

Colégio UNITAU