Ensino Médio e Técnico: formação com vantagem profissional

04/01/2018

Aluno do Ensino Médio da Escola de Aplicação desembolsa menos de R$100 para fazer também o Ensino Técnico

Um dos grandes diferenciais da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi são os cursos técnicos, aos quais os alunos têm a oportunidade de dar início juntamente com o Ensino Médio. Essa formação garante aos estudantes uma formação completa, com vantagem profissional.

Na Escola de Aplicação, o aluno do Ensino Médio desembolsa menos de R$100 para fazer também o Ensino Técnico. Para o ano de 2018, há vagas para três cursos técnicos: Análises Clínicas, Mecatrônica e Informática.

Para quem tem interesse em conhecer mais sobre processos mecânicos e eletrônicos, o curso de Mecatrônica apresenta ao aluno todo o processo de produção de uma fábrica e garante a qualificação para quem busca uma vaga nesse setor.

Na área da saúde, o técnico em Análises Clínicas prepara o estudante para atuar em laboratórios e realizar exames. Depois de formado, há possibilidade de trabalhar em hospitais, em postos de saúde, em clínicas, entre outros.

Os interessados na área de tecnologia podem optar pelo técnico em Informática. Os alunos aprendem conceitos sobre internet e aprendem a desenvolver sistemas.

Para a Profa. Thais Liane Rosa, a Educação Profissional é capaz de preparar os alunos para trabalhar logo após se formar no curso. “Além de dar um grande subsídio na graduação, pois, enquanto universitário verá coisas que já viu nos cursos técnicos, o aluno tem um certificado que permite a inserção no mercado de trabalho”, destaca a docente e Coordenadora Pedagógica.

Formada na Escola em 2016, a Mariane Cristine Penteado Menecucci fez técnico em Nutrição e atualmente é aluna do curso de Nutrição da Universidade de Taubaté (UNITAU). De acordo com ela, o curso da Escola foi decisivo para sua escolha profissional. “Ter feito o técnico em Nutrição me deu uma direção sobre o meu futuro e, além disso, na graduação, muitas coisas eu já conhecia e já havia aprendido na Escola, o que certamente me ajudou muito”, afirma a universitária, que está no 2° semestre.

Além das aulas práticas e teóricas, os estudantes participam também de dois importantes eventos ao longo do ano: a Semana dos Cursos Técnicos, em que profissionais das áreas visitam a Escola para dar palestras e realizar atividades, e a Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia, em que os alunos apresentam os trabalhos que desenvolveram durantes as aulas. “As palestras e a realização do trabalho me mostraram muitas coisas novas, que eu não conhecia. Com certeza, aprendi muito”, ressalta Valter Guilherme Reis, aluno de Informática e da 1º ano do Ensino Médio.

Leonardo Nicolini

*Foto: Leonardo Oliveira / UNITAU