Passeios pedagógicos: ensino além da sala de aula

04/01/2018

Os estudantes visitaram diversos locais de acordo com o estudo das aulas

Em 2017, os alunos da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi puderam ampliar o conhecimento por meio dos passeios pedagógicos. A proposta concilia a disciplina da grade curricular com as visitas, com o objetivo de aproximar da realidade dos alunos o que é visto em sala de aula.

A Profa. Luciana Rezende Pavanitto levou os alunos do terceiro ano do Ensino Médio à Ilha Anchieta, em Ubatuba, um cenário muito importante para o contexto histórico da região. Ela conta que o passeio serviu para complementar o estudo de Ecologia. “A idéia foi justamente fazer com que os alunos tivessem essa vivência de educação ambiental na prática, que é muito marcante. É uma experiência para guardar para a vida toda”, explicou a educadora.

Já os alunos do quarto ano do Ensino Fundamental visitaram o Aquário de São Paulo e o Museu Catavento e puderam conhecer um pouco sobre os animais aquáticos e participar das diversas atrações que o Museu oferece. “Tudo foi muito bom e valeu a pena. A sala de Astronomia foi a parte que eu achei mais legal”, destacou o estudante Leonardo Bueno Teixeira, do 4° ano.

Além das viagens fora da cidade, os passeios incluíram também as atrações de Taubaté. Os alunos foram ao Museu de História Natural da cidade a aprenderam mais sobre Paleontologia. “A importância da visita ao Museu é aproximar o conhecimento adquirido em sala de aula com a prática e fazer com que os alunos tenham acesso de forma mais direta com o tema”, explica a educadora.

Outro local visitado em Taubaté foi o Parque Municipal do Vale do Itaim na semana que comemorou do dia do escritor Monteiro Lobato, taubateano e um dos grandes símbolos da literatura infantil brasileira.

No passeio, os alunos participaram de várias atividades e conheceram a casa que retrata o Sítio do Pica-Pau Amarelo e também participaram de uma oficina de arte, além de terem feito uma trilha ecológica. A estudante do 4º ano do período da manhã, Marina Alabarce Cassimiro, diz o que achou da atividade. “O passeio foi muito divertido, gostei de aprender o nome de várias árvores diferentes e também de saber mais sobre Monteiro Lobato”.

Maria Eduarda Chagas

Foto: Nádia Lemos / UNITAU