Alunos da Escola de Aplicação são premiados no CICTED

01/12/2017

A instituição esteve entre as melhores sete vezes

A Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi foi premiada em sete oportunidades no evento que reuniu as melhores pesquisas apresentadas no Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED). A premiação foi realizada no dia 30 de novembro no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Na categoria ENIC Kids, que reúne as pesquisas das séries do Ensino Fundamental I, a Escola ocupou os três primeiros lugares nas áreas de Biociências e Humanas. Já na categoria ENIC Teen, que contempla as séries do Fundamental II, a Escola ficou em primeiro lugar também em Biociências.  A aluna Lívia Abreu Ribeiro, do 4° ano do Ensino Fundamental, faz parte da equipe que apresentou o trabalho sobre fósseis. “Foi importante para descobrir de onde os fósseis vieram. É a primeira vez que eu participo e pretendo participar mais vezes. Fiquei muito feliz, porque meu grupo foi o selecionado entre as outras escolas”, conta.

A Profa. Esp. Daniele Carneiro Landim orientou o trabalho e afirma que o fato de as crianças escolherem o tema faz com que elas se interessem mais pela pesquisa. “As crianças começam a aliar a teoria com a prática. Além do mais a gente consegue desenvolver o gosto pela pesquisa desde pequeno”, diz.

Além de incentivar a produção de ciência, os alunos também têm a possibilidade de desenvolver outras habilidades. “Já é um primeiro passo para a iniciação científica, sem contar que isso ajuda desenvoltura da oralidade, timidez e o desenvolvendo para o futuro”, destaca Ana Paula Petersen, mãe de um dos alunos.

A coordenadora Pedagógica da Escola de Aplicação Andréia Maria de Andrade Santos conclui que essa premiação é resultado de todo trabalho feito pelos docentes. “É muito gratificante. Nós vemos todo o esforço dos professores e alunos. A pesquisa é o que as crianças vão levar ao longo da vida dela e o incentivo é simplesmente muito importante”, conclui.

Lucas Azevedo

Escola de Aplicação /UNITAU