Feira de Cultura, Ciências e Tecnologia movimenta Escola

02/10/2017

23ª edição do evento contou com diversas apresentações de trabalhos

A Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi realizou, nos dias 28 e 29 de setembro, a 23ª edição da Feira de Cultura, Ciência e Tecnologia. O evento, que ocorre anualmente na Escola, contou com a participação dos alunos dos cursos do Ensino Técnico, que apresentaram trabalhos desenvolvidos durante o ano.

A atividade é aberta ao público e, neste ano, a Feira recebeu a visita de três escolas de Taubaté. Os visitantes puderam fazer testes de tipagem sanguínea e de glicemia, passar por um túnel que simula uma veia com diabetes e outra sem a doença, conhecer o projeto de um elevador para portadores de deficiência física, ou então, um aplicativo que muda a cor da lanterna de carros, entre outros.

Um dos autores do projeto que simula o elevador para portadores de deficiência física, o aluno Cauê de Barros, conta que o trabalho poderia ajudar muitas pessoas. “Esse é um trabalho voltado para a acessibilidade, então, com certeza, auxiliaria muita gente. Valeu muito a pena ter desenvolvido”, diz o estudante da 3ª série do curso de Mecatrônica.

[gallery:96]

Já o aluno Valter Guilherme Reis de Oliveira Santos, que cursa Informática e realizou uma pesquisa sobre os benefícios e malefícios das redes sociais para os usuários, afirma que a participação na Feira foi mais uma oportunidade de adquirir experiência e conhecimento. “Ao fazer esse trabalho, eu percebi que muita coisa serve de aprendizado para mim mesmo, e que o celular, por exemplo, pode estar ocupando um tempo importante do meu dia”, ressalta Valter, estudante do 1ª série do Ensino Médio.

Formado na Escola de Aplicação em 2016, Gabriel dos Santos Ventura visitou a Feira e disse que a apresentação dos alunos o impressionou. “No ano passado, eu fiz meu trabalho e apresentei aqui na Feira, então, neste ano, eu vim para ver como é que está o evento e também para matar um pouquinho da saudade da Escola”, afirma Gabriel.

Para a Profa. Thais Liane Rosa, a participação na Feira é de grande importância para os estudantes da Escola. “Tudo foi muito positivo, principalmente o envolvimento dos alunos e professores com os trabalhos, e isso é essencial para a vida acadêmica e profissional deles”, destaca a coordenadora pedagógica da Educação Profissional.

Leonardo Nicolini

Foto: Nádia Lemos / Escola de Aplicação