Projeto de alunos estimula coleta seletiva na Escola

06/09/2017

Iniciativa foi realizada por alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e será apresentada em Congresso Científico

Desde o início do ano, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi trabalham no projeto “Reutilizar e Reciclar, é só Começar”. Orientados pela Profa. Jaqueline Lessa, o projeto tem como objetivo ensinar e incentivar os alunos a separarem o lixo reciclável.

Com a colaboração da Associação de Pais e Mestres (APM), a professora conseguiu algumas lixeiras com as cores referentes aos materiais recicláveis e a implantou na Escola. Para divulgar a ação, a professora propôs aos alunos que o projeto fosse apresentado para todas as outras salas do Ensino Fundamental I. Inspirados por um livro, no qual a personagem principal se fantasiava de lata reciclável, os alunos se fantasiaram para expor o projeto. “Todos os alunos ajudaram na confecção da fantasia, eu trouxe o papelão e a tinta e cada um escolheu qual lata queria ser”, contou a docente.

“O mais legal do projeto foi ir de sala em sala, e contar como ajudamos o meio ambiente se nós fazemos a reciclagem”, disse o aluno Luis Otávio Monteiro Silva, que participou do projeto.

Além da atividade interna na Escola, o trabalho também foi inscrito no Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED), da Universidade de Taubaté (UNITAU). O CICTED acontece entre os dias 20 e 23 de setembro.

A próxima etapa do trabalho inclui uma visita a uma fábrica de reciclagem para que eles entendam melhor como funciona o processo de reciclar os materiais.

Maria Eduarda Chagas

ESCOLA DE APLICAÇÃO/UNITAU