Pesquisas desenvolvidas por alunos são apresentadas em evento

Publicação 23/10/2019

Trabalhos desenvolvidos por alunos foram apresentados na Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia do Colégio

Com o intuito de apresentar ao público os projetos dos alunos do Fundamental II, do Ensino Médio e do Técnico, o Colégio UNITAU organizou mais uma edição da Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia.

Os alunos do curso técnico de Análises Clínicas realizaram tipagens sanguíneas e dosagem da glicemia em quem passou pelo espaço. Além disso, foram realizadas atividades demonstrativas nas disciplinas de Microbiologia, Biologia celular e Bioquímica, a partir da observação em microscópio.

Uma das atrações no espaço do curso de Mecatrônica foi uma bicicleta adaptada que, por meio de pedaladas, transforma energia mecânica em energia elétrica, possibilitando a geração de energia limpa sem prejudicar o meio ambiente.

“Para os alunos, a importância é divulgar os trabalhos que eles desenvolvem ao longo do ano, mostrar o que eles estão aprendendo em sala de aula e praticar todos os conteúdos que eles vêm com os professores e como eles aplicariam isso no mercado de trabalho”, comenta Tatiany Ribeiro Toledo, orientadora educacional do Colégio.

Ainda na área de tecnologia, um sistema de automação residencial acionado por comando de voz também foi apresentado. O projeto tem como objetivo auxiliar pessoas que estejam impossibilitadas fisicamente de ligar luzes e eletrodomésticos.

As plantas não convencionais (Pancs) também foram tema de um projeto. Os alunos fizeram o papel de um agente de saúde, pesquisaram sobre as Pancs e apresentaram ao público.

Além disso, os alunos de Física da Universidade de Taubaté participaram com o projeto “Show da Física”, uma forma lúdica de apresentar a ciência para a sociedade por meio de experimentos interativos.