Momento férias: que tal fazer experiências divertidas?

Publicação 25/06/2019

A biologia é incrível pois estuda a vida e os organismos vivos. E dá para aprender bastante coisa brincando

O estudo das Ciências é muito interessante e de extrema importância. A matéria é focada no estudo da vida nas suas diversas formas e níveis, desde células, plantas, animais etc. “O ensino das ciências, sem dúvida, é aquele que desperta mais interesse e prazer de estudo na maioria dos alunos”, relata a Profa. Michele Aparecida, que leciona Ciências no Colégio UNITAU.

Ao estudar a ciência, a criança passa a ter maior conscientização, por exemplo, sobre a preservação do planeta, já que a disciplina auxilia na compreensão de que todo o planeta está interligado.

Além de ensinar como funciona nosso ecossistema, os alunos podem realizar experiências divertidas que podem ser feitas em casa. E nada melhor do que unir aprendizado com diversão, não é mesmo?

A professora Michele dá algumas sugestões de experimentos divertidos que os alunos podem fazer em casa durante as férias:

Compreendendo a densidade

Esse experimento pode ajudar a entender o conceito de densidade. Para isso, você vai precisar dos seguintes materiais:

1 copo

Papel alumínio

Água

Como fazer;

1- Coloque água no copo

2- Com o papel alumínio, faça um pequeno barco

3- Coloque sobre a água

Observe

4- Amasse o barquinho, transformado o em uma bola de papel alumínio, sem deixar entrar ar

5- Coloque a bolinha sobre a água

Observe

Conclusão

“Ao colocar o barquinho de alumínio sobre a água, observa-se que ele flutua. Isso ocorre porque a massa está distribuída em um volume grande.

Com isso, a densidade dele acaba sendo menor que a da água”, explica a professora.

“Porém, ao amassar o papel, observa se que a bolinha afunda. Como ela está amassada, acaba ocupando um volume menor, mas mantém a mesma massa do barquinho. Dessa forma, tendo em vista que a massa está distribuída em pequeno volume, a bolinha se torna mais densa que a água” finaliza.

Como encher um balão usando um comprimido?

Já pensou em encher um balão de uma forma diferente usando um comprimido efervescente e água?

“Comprimidos efervescentes são feitos com bicarbonato de sódio e algum ácido sólido, pode ser ácido cítrico, por exemplo. Em contato com a água ocorre uma reação química, formando um sal e liberando gás carbônico. O gás carbônico liberado vai aumentar a pressão interna e inflar o balão”, comenta a Profa. Michele.

E ai, vamos testar essas experiências nas férias?

Vanessa Soares