Alunos participam de pesquisa ambiental no Parque do Itaim

Publicação 19/06/2019

Projeto de pesquisa é orientado por professor do Departamento de Biologia da UNITAU

No sábado dia 15 de junho, alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio UNITAU participaram de um projeto de pesquisa sobre ecologia em ambiente urbano coordenado pelo Prof. Dr. Julio Cesar Voltolini, do Departamento de Biologia da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Eles visitaram o Parque do Itaim para coletar dados sobre a Floresta Atlântica, uma das mais ricas em diversidade e mais ameaçadas do planeta. Por meio da pesquisa, os alunos fizeram observações na natureza e puderam propor projetos seguindo as orientações do professor.

Iniciativas como essas além de ensinar os alunos, os conscientizam sobre a preservação da natureza. O professor Voltolini explica a importância do projeto. “Na escola, o aluno tem muitas aulas teóricas e é difícil conseguir enxergar como poderiam várias disciplinas interagir na prática”, e completa “Atividades como essa ajudam o aluno, que pode inclusive se interessar por uma dessas áreas para o vestibular, por viver um pouco delas em um projeto de pesquisa.”

Por meio das técnicas de redação científica aprendidas no projeto, os alunos produzirão um mini artigo que será inscrito no Congresso Internacional de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) da Universidade de Taubaté (UNITAU), o maior do Vale do Paraíba.