Escola inscreve trabalhos para participar de Congresso Científico

Publicação 17/07/2018

Estudantes desenvolveram dez projetos para o CICTED

Os alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e dos cursos técnicos da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi irão participar do 7º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED), o maior evento científico da região, que é organizado pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

Dez projetos foram inscritos nas categorias ENIC, ENIC Junior, ENIC Teen e ENIC Kids com trabalhos voltados para as disciplinas de Química, de Física e de Biologia. Os trabalhos foram coordenados pela Profa. Bianca Carolina Rossi, da Escola, e pelo Prof. Dr. Julio César Voltolini, do Departamento de Ciências Biológicas da UNITAU. Nos últimos meses, os alunos planejaram os projetos e coletaram informações. Depois disso, fizeram análise de dados utilizando ferramentas de matemática e estatísticas utilizando o Excel.

“O que estamos fazendo aqui, desenvolvendo pesquisas com alunos do fundamental aumenta o gosto dos alunos pela ciência e eles ficam mais entusiasmados em fazer uma graduação depois”, destaca o Prof. Dr. Voltolini.

A aluna Letícia da Silva, do 9º ano B, fez uma pesquisa com fermentos e suas variáveis, com e sem açúcar. Para ela, o projeto realizado foi uma grande novidade. “Eu nunca tinha escrito um artigo científico, e os professores nos ajudaram a escrever e nos auxiliaram em todas as etapas do processo”, explica a estudante.

O trabalho também contou om a colaboração de alunos de Bacharelado e de Licenciatura do curso de Ciências Biológicas, que ajudaram a ler os resumos das pesquisas feitas pelos alunos do Balbi. “Para os alunos da graduação foi importante. Além de aprenderem a metodologia científica que vão utilizar para fazer o Trabalho de Graduação, tiveram contato com projetos de pesquisa feitos dentro de uma escola”, ressalta o Prof. Dr. Julio César Voltolini

Agora, o próximo passo é apresentar as pesquisas no CICTED, e se depender da Letícia, tudo vai correr bem. “Eu espero que dê tudo certo, pois com a ajuda que a gente teve eu vou estar bem preparada sim”, finaliza a aluna.

Felipe Rodrigues

Foto: Prof. Julio César Voltolini