Copa do Mundo é tema de projeto dos alunos do Fundamental I

Publicação 22/06/2018

Cada turma estudou sobre uma particularidade do evento e realizaram uma exposição aos pais

Os alunos do Fundamental I da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi, junto com as suas professoras, realizaram o Projeto Copa 2018. As turmas se dividiram para que cada uma fizesse o estudo e a exposição de uma particularidade desse torneio mundial.

As crianças do 1º e 3º anos, sob supervisão das professoras Sabrina Pimentel e Natalie dos Santos, ficaram responsáveis pela busca dos países participantes e as suas respectivas bandeiras.

O 2º ano fez um jogo interativo no qual tinha o rosto de cada estudante estampado e o objetivo era fazer gol, quem orientou foi a professora Jaqueline Lessa.  Já o 4º ano, coordenados pelas professoras Angélica Freitas e Tiemi Silva, descobriu a história das Copas do Mundo e o 5º ano se aprofundou na localização geográfica dos países, junto com a professora Daniele Landim.

Além disso, também foi organizado um álbum coletivo no qual os alunos que possuíssem figurinhas repetidas às colavam no mural comunitário. O objetivo é completá-lo até o final da Copa do Mundo. Após a finalização do projeto, os pais e responsáveis foram convidados para assistirem às exposições de cada sala sobre o tema específico que elas desenvolveram.

A atividade teve grande relevância visto os próprios estudantes que reivindicaram a abordagem do assunto. “Como a primeira Copa do Mundo aconteceu quando eram muito novinhos, eles conhecem o tema só de ouvirem falar, mas a vivência e o contato são muito pequenos. Este é um assunto de muito interesse, por isso eles mesmos trouxeram essa vontade de fazer um projeto sobre esse conteúdo. O objetivo é familiarizá-los com esse tópico, que está tão presente no nosso dia a dia”, ressalta a Profa. Angélia, do 4º ano.

Ao serem convidados e participarem das apresentações do projeto finalizado, os pais e responsáveis puderam ver a importância do exercício. “As crianças acabam entendendo o que está acontecendo, além de conhecerem e descobrirem os países. Atividades assim são fundamentais para o desenvolvimento e conhecimento deles. É possível ver na carinha das crianças a importância, eles querem mostrar e explicar o que foi feito”, reforça Luciene Soldi, mãe da Laís Soldi do 4º ano.

As crianças aprenderam com o Projeto Copa 2018, além de terem sido estimuladas a torcerem ainda mais pelo nosso país. “Eu fiz o trabalho das bandeiras e dos países participantes. Gostei muito de fazer essas atividades, porque eu aprendi sobre a Copa. Vou torcer muito para o Brasil! E ele vai ganhar!”, conta a aluna do 1º ano, Letícia Gonçalves.

Nathalia Querol
Escola de Apllicação/UNITAU