Atividade com figureiro é realizada para alunos da Escola de Aplicação

26/04/2017

Ensino Fundamental

O objetivo foi valorizar a cultura local

Os alunos do Ensino Fundamental II da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi receberam, nesta quarta-feira, 26, a visita de Eduardo Leisan, figureiro de Taubaté. A participação do artista fez parte do encerramento de uma atividade desenvolvida pela Escola junto aos estudantes, para promover maior conhecimento sobre a história dos figureiros da região.

Eduardo, que já participou de diversas exposições no Brasil e em países da Europa, compartilhou, com os alunos, a sua história de vida, apresentando o motivo pelo qual escolheu ser figureiro e alguns de seus trabalhos. O artista diz que conhecer a cultura da cidade é de grande importância para as pessoas. “Eu procurei mostrar para os alunos uma cultura muito importante de Taubaté, e que nem todos conhecem”, explica.

[gallery:73]

O projeto idealizado pela Profa. Andréia Aparecida de Moraes Domingos consistiu na realização de pesquisas da história e da importância dos artistas na cultura de Taubaté. Além disso, os estudantes do 6° ao 9° ano participaram de uma oficina de modelagem e pintura para produzirem peças de argila, mesmo material utilizado pelos figureiros, que costumam retratar os animais, o homem do campo, as crenças e os motivos folclóricos da cidade. A docente, que ministra a disciplina de Artes, explica o motivo da realização das atividades. “A finalidade do trabalho foi despertar o interesse dos alunos na cultura de nossa cidade, e foi muito produtiva, os alunos aproveitaram bastante”, conta a professora.

A estudante do 8° ano B, Kaylane Montoani, comenta que levará como aprendizado a cultura dos figureiros. “Foi muito divertido ter oportunidade de produzir e pintar as galinhas e o pavão de argila. Aprendi bastante com tudo isso”, afirma.

Leonardo Nicolini

ESCOLA DE APLICAÇÃO/UNITAU