Alunos da Escola de Aplicação visitam a Feira de Profissões

17/09/2015

Estudantes usaram o evento para sanar as dúvidas sobre suas futuras carreiras

A décima edição da Feira de Profissões da Universidade de Taubaté (UNITAU) contou com a presença em peso dos alunos da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi na manhã da quarta feira, dia 16. A Escola fez uma caravana com todas as terceiras séries do Ensino Médio até o campus da Juta para auxiliar os alunos a escolher a futura profissão.

Os alunos de Ensino Médio são os formandos que estão mais próximos da realidade de uma Universidade, seja de um curso de graduação ou de um tecnólogo. E a Escola de Aplicação se preocupa com a capacitação desses jovens, tanto para o mercado de trabalho quanto para a escolha de sua área e de seu curso após a formatura.

“Grande parte dos alunos ainda não sabe qual área quer seguir, se Humanas, Exatas ou Biociências, e outra parte, maior ainda, não sabe nem que área quer seguir. E os que sabem, ainda têm certas dúvidas sobre o curso e todas elas podem ser sanadas na Feira”, conta o Prof. Me. César Augusto Eugênio, coordenador do Ensino Médio da Escola de Aplicação.

Durante o evento, os alunos conseguiram entender melhor os cursos e as profissões e aprender sobre as novas tendências das áreas, entre elas de Saúde, de Pedagogia e de Comunicação.

“Consegui reparar que muitos deles voltaram com várias dúvidas resolvidas e vários preconceitos sobre a área desconstruídos. Isso graças a desenvoltura dos alunos nos estandes. É sempre bom conhecer o novo e sair daquela ideia que vem de casa. Como, por exemplo, escolher Medicina por ter pais médicos, ou Engenharia porque a família quer. Esse é o intuito da Feira”, conclui o Prof. César.

O saldo foi positivo tanto para os alunos que estavam em dúvida quanto para os alunos que já sabiam o que queriam cursar. Os estudantes saíram do evento com mais certezas e mais perguntas que só serão respondidas durante o restante do Ensino Médio.

“Eu sempre gostei de aviões e sempre fui bom em Exatas. Por isso, minha escolha é a Engenharia Aeronáutica. Foi muito bom aprender sobre a infraestrutura do curso e sobre o que a Universidade tem a oferecer. Hoje a UNITAU é minha primeira opção”, conta Marco Antonio Pereira Rossener, aluno da 3ª série A da Escola de Aplicação.

Já os alunos que não tinham tanta certeza sobre o que fazer após o Ensino Médio conseguiram uma orientação durante a Feira. Tanto para trabalhar com seus projetos atuais quanto para seguir no que sempre gostaram.

“Passei no estande da Comunicação e vi que Publicidade e Propaganda pode me ajudar muito com minha marca de roupas artesanais. Vai me ajudar no planejamento e a entender melhor o cliente. É muito bom continuar um projeto com um conhecimento mais aprofundado”, explica o aluno Gabriel Carminhotti Sepúlveda depois de passar pelo estande da Comunicação.

Quando se tem certeza da vocação, o caminho é mais fácil, mas é para decidir quando e qual Universidade cursar que existe a Feira de Profissões.

“Há bastante tempo tenho essa vontade de fazer Psicologia. Acredito que tenho vocação. Sempre quis fazer aqui na UNITAU porque o curso é muito bom. Hoje tive mais certeza ainda”, afirma a aluna da Escola de Aplicação Isabelli Souza Pires de Araújo.

A Escola de Aplicação Dr. José Alfredo Balbi também esteve presente na Feira e teve um estande para divulgar a nova grade de Cursos Profissionalizantes e o novo projeto pedagógico dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio.

Luís Sonsini