Obras brasileiras são opções de leitura nas férias

19/12/2014

Alunos do Ensino Médio podem conciliar um bom livro com o vestibular

Férias combinam com longas manhãs na cama, dias com quase nada para fazer e viajar para outras cidades. Para acompanhar esses momentos típicos, nada melhor do que um bom livro.

A leitura de obras brasileiras é uma dica para unir o útil ao agradável para os alunos do Ensino Médio que vão prestar vestibular. “Senhora”, de José de Alencar, é a indicação de Ana Paula Boechat, professora de Língua Portuguesa do Colégio UNITAU.

O romance urbano brasileiro mostra a história de Aurélia Camargo, que é idealizada pelo autor como um anjo, uma rainha, assim como uma heroína aos moldes românticos. Narrado em terceira-pessoa por um narrador-observador, a obra é rica em detalhes externos e internos das personagens e do meio que as cercam. As características psicológicas junto à descrição da realidade fazem com que o romance tenha características realistas, aglutinando o fantasioso e o real.

O livro traz um vocabulário mais amplo e alinhado à visão da época. “A leitura dessa obra é interessante porque auxilia no processo de construção do conhecimento e do saber, principalmente para quem vai prestar o vestibular”, conta Ana Paula.

A leitura de contos diversos de Machado de Assis, de Rubem Fonseca e de Clarice Lispector, que evidencia um universo mais feminino, também é uma boa opção, segundo a professora.

Camila Ferreira
ACOM/UNITAU